Moving time  één uur 12 minuten

Uitgevoerd december 2017

1,5
3,0

nabij São Pedro de Nova Friburgo, Rio de Janeiro (Brazil)

Un sentier fantastique dans le Haut-Macabu, Trajano de Moraes, RJ, Brésil
Uma Trilha fantástica em Alto Macabu, Trajano de Moraes, RJ para a montanha mais alta de Macaé e Trajano de Moraes, pois sua crista é divisa dos dois municípios.Esta é uma trilha que passa em propriedades particulares e a autorização para entrada deve ser solicitada, para pelo menos dois proprietários. Muito pouco conhecida, há muitos anos frequentada somente por poucos moradores da região , esta trilha foi limpa pelo CEB em novembro de 2017 (Francesco Berardi e Cláudia Bessa )e logo em seguida em dezembro de 2017 visitamos o Moléson. Com cerca de 1860 mts de altitude também é a montanha mais alta do Norte-Fluminense. A trilha é parte em pasto e maior parte em mata nativa muito bem preservada com Orquídeas, bromélias e muitos passáros como Araponga, Trinca Ferro e Surucuá da barriga amarela. Seu nome provavelmente foi dado pelos colonos Suiços que chegaram em Nova Friburgo e se espalharam por toda a região. Moléson é uma montanha muito famosa no Cantão de Fribourg, de onde veio a maioria dos imigrantes Suiços. Para maiores informações acesse: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/estudos-mostram-que-trajano-de-moraes-pode-ter-na-regiao-a-montanha-mais-alta-do-norte-do-estado/

Un sentier fantastique dans le Haut-Macabu, Trajano de Moraes, RJ, Brésil jusqu'à la plus haute montagne de Macaé et Trajano de Moraes, car son emblème est la devise des deux municipalités. être demandé, pour au moins deux propriétaires. Très peu connu, fréquenté depuis quelques années seulement par quelques habitants, ce sentier a été nettoyé par CEB - Centro Excursionista Brasileiro, en novembre 2017 (Francesco Berardi et Cláudia Bessa) et peu après, en décembre 2017, nous avons visité Moléson. Avec environ 1860 mètres d'altitude est également la plus haute montagne du Nord-Fluminense. Le sentier fait partie des pâturages et la majeure partie de la forêt indigène est très bien préservée avec des orchidées, des broméliacées et de nombreux passages comme Araponga, Trinca Ferro et Surucuá du ventre jaune. Son nom a probablement été donné par les colons suisses qui sont arrivés à Nova Friburgo et se sont répandus dans toute la région. Moléson est une montagne très célèbre du canton de Fribourg, d'où proviennent la plupart des immigrants suisses. Pour plus d'informations, visitez: http://trajanodemoraes.rj.gov.br/estudos-mostram-que-trajano-de-moraes-pod-an-regiao-aomonha-more-al-de-norte-do l'état
Do cume do Moléson vimos a mata do proprio monte e do lado direito a Pedra da Boa Vista, em cujo cume passa a divisa de Macaé com Nova Friburgo, com 1780 mts de altitude é a segunda montanha mais alta de Macaé, só perdendo para o Moléson.
Não existe um cume definido mais um platô com vários mirantes, a vista é de quase 360
Na parte alta do percurso, existem muitas bromélias, um espetáculo.
Este é um dos pontos que temos uma visão para o Sana.
A trilha passa entre essas duas pedras.
Este e o utlimo pasto, no final dele se entra na mata atlântica muito preservada e vamos até o cume.
Carlos nos recebeu super bem, uma pessoa educada e receptiva, só de conhece-lo já valeu a viagem.

9 commentaren

antonio varella 22-dec-2017

Pelo que já vi ,o Moleson é divisa tríplice: Nova Friburgo,Trajano e Macaé ; em alguns mapas, inclusive o Wikimapia.
    Parabéns pela empreitada !

Luís Eduardo (Caôca) 22-dec-2017

Obrigado, a divisa de Friburgo fica um pouco abaixo do Cume em direção a Pedra de Boa Vista, isso pode ser conferido nas cartas do IBGE, denominada Quartéis, para se

Para se ter melhor noção tem que olhar a Carta Quartéis junto com a Carta Casemiro de Abreu.

antonio varella 28-dec-2017

Valeu camarada.Já faz alguns anos que estou de olho nessa montanha.Sempre pesquiso locais isolados pelo google Earth e quando " descobri " o Moleson ,fiquei impressionado com a sua altitude e proximidade do litoral.Estava procurando um acesso até que outro dia um amigo montanhista me avisou que o Berardi do CEB tinha ido até o cume e depois a subida de vocês.Em Janeiro estarei lá para ver o lindo visual que este cume deve ter. Obs: tenho várias fotografias feitas de um morro de 1.500m, que descobri, na localidade Ponte de Zinco, que se avista o litoral e o Moleson.
    Abraços !

Luís Eduardo (Caôca) 28-dec-2017

Depois me fala sobre esta montanha, fiquei interessado. Conheço o Berardi desde 1989, quando ele me levou no Morro do São João. Devo ir em Janeiro com o Berardi na região do Alto Macabu, pelo CEB, será que vc vai também? Manda para o nosso e-mail o seu contato, trilharaventuras@yahoo.com.br aí vc me fala sobre essa montanha.

• Foto van mar_celoferreira

mar_celoferreira 25-mei-2018

Muito legal o seu tracklog. Gostaria de saber se a trilha é bem definida. Se é de fácil navegação... ou só indo com um facão?
    Existe livro de cume?

Luís Eduardo (Caôca) 25-mei-2018

Se for agora dá até para ir sem facão porque limpamos tem umas três semanas, mas é bom levar um porque sempre caem galhos na trilha. Tem um livro de cume colocado pelo CEB em novembro de 2017. Bem embaixo de umas raízes

A trilha é bem definida, no final do último pasto, logo no começo da mata é um pouco aberto embaixo das árvores, mas é só seguir as fitas coloridas ou as marcas na árvore. Depois desse trecho é bem fácil