Moving time  3 uur 36 minuten

Tijd  7 uur 19 minuten

Coördinaten 2122

Geüpload 31 maart 2019

Uitgevoerd maart 2019

-
-
1.673 m
866 m
0
3,2
6,3
12,67 km

214 maal bekeken, 26 maal gedownload

nabij Ribeirão Grande, Paraná (Brazil)

Ascensão ao Morro do Capivari Grande.

Chega-se à trilha pela BR 116, saindo de Curitiba, no sentido para São Paulo. Após o pedágio, andar 28 km, até o posto Alpino I - local do início da caminhada, e onde é possível deixar o carro. (Para quem não dispõe de muito tempo pode subir parte da montanha com o próprio carro, andando cerca de 3,5 km, até chegar nas antenas de telefonia).

O começo da trilha é ao lado do restaurante do posto, numa pequena entrada à direita, 50 metros adiante. Nessa primeira etapa o morro tem uma subida não muito íngrime, porém constante, o que exige um pouco de preparo físico.

Após cerca de 3,5 km chega-se às antenas de rádio e telefonia. Nesse ponto termina o acesso de carro e a partir daí só a pé.

No momento que se chega ali, diante das antenas, há 3 caminhos possíveis de seguir, mas o correto é pegar bem o do meio. Depois de cruzar a última antena, virar a direita e seguir pelo carreiro que entra no meio do mato. Logo nesse trecho tem uma parte meio chata, de mato fechado, mas é uma parte curta. Depois a vegetação fica rasteira até quase o cume, e a subida é bem agradável, com boas vistas panorâmicas.

No km 4,95 é necessário fazer uma pequena escalada em pedras (nada difícil); e no km 5,13 entra-se na mata. A partir daí (e até o cume) há uma alternância entre trechos de mato bem fechado e trechos mais abertos, com trilha mais fácil.

O cume propriamente dito não tem grande interesse, pois não há onde ficar sentado e a vista é prejudicada pela vegetação alta. Mas um pouco antes de chegar, fazendo um desvio de 5 metros à esquerda, há uma "janela" com uma boa pedra para sentar, descansar, e fazer um almoço. Desse lugar a vista é ótima. Mas ainda assim é um espaço pequeno, para 3 pessoas (no máximo 4), e não é possível acampar ali. Quem quiser acampar existem bons lugares antes dessa última etapa, ou seja, antes de entrar na mata.

Pontos a serem observados:
Km 5,20 - pegar à esquerda na bifurcação
Km 5,74 - parede de pedra com uns 5 mts, onde há corda fixa.

Obs.: Depois de entrar na mata, atenção para o fato de que existem fitas de diversas cores e em diversas direções. Não é confiável segui-las, ao menos até alguém resolver uniformizar as cores, retirando o que está errado ou em excesso.
foto

Inicio da Trilha

foto

Vista das Antenas

foto

Foto

Rivier

Água

Local de água próximo.
panoramisch

Panorama

foto

Antenas

Nesse ponto termina a estrada - limite para se chegar de carro com tração.
foto

Antenas ao fundo

foto

Foto

foto

Foto

Waypoint

Trecho com pequena escalada.

foto

Mata

foto

Fenda

Trecho com algumas fendas. Passagem tranquila.
foto

Fita de Marcação

Uma das diversas fitas de marcação. Atenção para o fato de que existem fitas de diversas cores e em diversos caminhos. Não é viável segui-las, ao menos até alguém resolver uniformizar as cores, retirando o que está errado ou em excesso.
foto

Cordas

Não é um trecho grande. Tem entre 4 e 5 metros de altura, com inclinação de 70º a 80º. A corda tem nós para facilitar a pegada.
panoramisch

Panorama

piek

Cume

O cume propriamente dito não é atrativo. A mata é muito densa, não há espaço nem para sentar e não tem nenhuma vista (por conta das plantas). Também não encontramos livro de registro - talvez até exista, mas nós não achamos. O ideal é parar uns 50 metros antes do cume e descansar ali.

Commentaar