1,4
2,8

nabij Vila Balneária, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha para a Pedra da Gávea no Parque Nacional Floresta de Tijuca

Pode tomar um metrô até a estação Oceânica na Barra da Tijuca e ir caminhando até o estacionamento onde se inicia a trilha caso não esteja de carro, eu fiz isso!

Existem duas vias para chegar até o cume da Pedra da Gávea, a mais usada e popular é a via Carrasqueira e a outra é chamada via P4, essa última passa pela Garganta do Céu e é necessário corda e equipamento de segurança para passar por um trecho íngreme onde antes havia um cabo de aço.

A bifurcação para a via P4 não está sinalizada e começa junto a cachoeira que existe logo no começo da trilha. Desse ponto, inicia uma longa subida bem batida até a garganta, em seguida o trecho de corda e um pouco mais acima um trecho que há um cabo de aço em uma laje de pedra.

Na volta fomos até o local conhecido como "Cadeirinha" onde é possível sentar-se sobre a pedra e ficar com as pernas ao ar (cuidado aos que tem vertigem, rs!) e a descida foi feita pela via Carrasqueira. Carrasqueira é um trecho de escalaminhada com pedras bem aderentes, canaletas e muitos pontos para se agarrar.

Caso você já esteja familiarizado com a escalaminhada em outras trilhas, conseguirá passar sem problemas, do contrário a corda será bem vinda! Caso não se sinta seguro, contrate um guia que tenha equipamentos e conheça de técnicas verticais, fica a dica!