• Foto van Pedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro
  • Foto van Pedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro
  • Foto van Pedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro
  • Foto van Pedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro
  • Foto van Pedra da Gávea, via Trilha do Pico dos Quatro

Tijd  4 uur 51 minuten

Coördinaten 427

Geüpload 3 oktober 2015

Uitgevoerd augustus 2013

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
826 m
8 m
0
1,5
3,0
5,93 km

2298 maal bekeken, 265 maal gedownload

nabij Vila Balneária, Rio de Janeiro (Brazil)

A trilha começa de fato em uma guarita. Por um trecho curto segue-se a chamada trilha normal da Pedra da Gávea, via a Carrasqueira. Mas logo há uma bifurcação à direita, cruza-se o rio e caminha-se em direção ao colo entre a Pedra da Gávea e o Pico dos Quatro. No trecho final antes do colo a trilha é bem íngreme. Do colo é possível caminhar ao longo da Pedra da Gávea por um trecho pequeno em descida para uma vista muito bonita de São Conrado, à beira do abismo, na chamada Garganta do Céu. Voltando ao colo, a trilha segue ainda muito íngreme em direção à Pedra da Gávea. Logo há um trecho em cabo de aço, de uns 10 metros, bastante vertical. Um trecho de fato perigoso para quem não está acostumado. Após este trecho há um outro trecho em cabo de aço, este menor, de uns 7 metros, e onde o cabo de aço não é muito necessário, apenas talvez para ajudar no equilíbrio. E logo se chega ao topo da mesa, de onde se tem uma vista muito bonita de São Conrado e além. A mesa não é contudo o ponto mais alto, este é a cabeça, de onde se tem vista para a Barra.

Após a mesa, contudo, não seguimos para o cume, e sim começamos a descida pela via normal. Esta passa pela Carrasqueira, um ponto bem íngreme onde é preciso descer com cuidado, se apoiando bem na pedra. Após a Carrasqueira o caminho é mais tranquilo. Continua bem aberto ate a Praça da Bandeira, antigo ponto de encontro das duas trilhas que subiam para a Pedra da Gávea. (A começando em São Conrado foi desativada.) Após a Praça da Bandeira o caminho segue descendo pela floresta.

Caminho recomendado apenas para quem tem alguma experiência em trilhas íngremes e trepa-pedras, ou esteja acompanhado de alguém com experiência. Não recomendado em caso de chuva!
Inicio Descida
Vista parede

6 commentaren

  • Eduardo_do_valle 7-apr-2016

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    A mais difícil do rio de janeiro

  • vgbramos 19-apr-2016

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Muito bom! Um pouquinho difícil de achar o começo da descida do pico dos 4 no topo da Pedra da Gávea, mas o trajeto ajudou.

  • Foto van Alexandre Morera

    Alexandre Morera 7-jun-2016

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Tudo ok!!!

  • Foto van Natashaaps

    Natashaaps 16-jun-2016

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Trilha bem pesada, exige um bom condicionamento físico. São 2h30 de trilha bem íngreme. Não aconselharia fazer o p4 sem guia - não há sinalização e muitos atalhos foram criados, sendo muito fácil se perder. Se for pela carrasqueira, também é bom ir com alguém que tenha equipamento de segurança, local com muitas ocorrências de acidentes. Vista ESPETACULAR! Recomendo subir pelo p4, vista da janela do céu é deslumbrante! Uma das trilhas mais lindas do Rio!

  • Foto van mane.acoriano

    mane.acoriano 17-nov-2017

    Boa tarde,
    Estarei no RJ entre os dias 24, 25 e 26 de novembro.
    Poderia me guiar nessa trilha? Ou conhece alguém para indicar?
    Aguardo retorno,
    (48) 999.667.282
    Um abraço

  • Foto van Victoryass

    Victoryass 7-dec-2017

    Ik heb deze route gevolgd  geverifieerd  Bekijk in detail

    Muito bem marcada. Foi tranquilo de seguir. Ótima trilha. Só alertando que atualmente, os trechos de cabo de aço pela P4 estão sem o mesmo. Tornando a subida mais técnica, mas sem grandes problemas.