Tijd  7 uur één minuut

Coördinaten 901

Geüpload 24 april 2017

Uitgevoerd april 2017

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
1.870 m
954 m
0
2,5
4,9
9,87 km

2109 maal bekeken, 141 maal gedownload

nabij Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

A subida ao Pico Caratuva é uma excelente atividade de montanhismo, com nível de dificuldade moderado, mas sem apresentar escalada técnica ou travessias em trechos expostos, com grande perigo.
O início da trilha é no posto do IAP, junto à Fazenda Pico Paraná, no município de Campina Grande do Sul, cujo acesso se dá pela BR 116 (13,5 km depois do primeiro pedágio a partir de Curitiba, entrar numa estrada de terra).
Foi minha primeira subida a esse pico, e minha grande dúvida sempre foi se era possível fazer apenas o ataque, sem pernoite. Vi que é possível. Levei em torno de 2 horas e meia pra subir, em ritmo acelerado e sem paradas - mas o ideal é programar entre 3 horas e 3 horas e meia.
No geral a trilha é ampla, bem visível, e bem demarcada (com fitas brancas até a bifurcação que leva ao Pico Paraná, e depois com fitas amarelas).
O carro fica bem guardado na sede da Fazenda, ao preço de R$ 10,00, e com toda infra-estrutura de apoio (banheiros, lanchonete).
Hoje não fui presenteado com a bela vista que existe do cume, pois o tempo estava bem fechado acima dos 1.400 mts. Mas pretendo voltar logo para acampar lá em cima. Aliás, existe boa área para acampamento, onde deve caber, com facilidade, de 15 a 20 barracas.

Obs. Um pequeno pedaço da trilha de ida que gravei (uns 100 mts) ficou sem registro porque acabei apertando o "pause" sem querer, mas isso não atrapalha o acompanhamento, porque a volta é feita pelo mesmo caminho, cujo trajeto está gravado.
parkeren

Inicio da trilha

panoramisch

Primeiro mirante

panoramisch

Segundo mirante

Segundo mirante
Kruispunt

Bifurcação

Bifurcação
Rivier

Rio / ponto para água

Rio / ponto para água
panoramisch

Terceiro mirante

Terceiro mirante
Informatie

IAP

IAP / Final da trilha

4 commentaren

  • Foto van gvogetta

    gvogetta 20-mrt-2018

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Bela descrição. Concordo com o nível de dificuldade atribuído.
    Contudo, acrescentaria uma pequena correção/observação:
    O acesso hoje oficial se dá pela Fazenda Rio das Pedras (Sr. Raul) onde fica localizado o trailler do IAP, e onde o visitante também poderá usufruir de estruturas de apoio, como banheiro e estacionamento. Ali o visitante deve preencher um breve cadastro para segurança e monitoramento por ser área de Parque Estadual.
    Para chegar na Fazenda Rio das Pedras se faz necessário cruzar a Fazenda Pico Paraná, numa SERVIDÃO DE USO PÚBLICO - desapropriada pelo Município de Campina Grande do Sul em face do monopólio e a cobrança de ingresso em área pública (PEPP) que o seu proprietário insistentemente tentou instituir. Na Fazenda Pico Paraná o proprietário (Sr. Dilson) também oferece serviços como estacionamento, banheiro e lanchonete, mas evite pagar somente pela passagem, pois é proibida a cobrança nestes termos.

  • Foto van Leonardo Régnier

    Leonardo Régnier 20-mrt-2018

    Realmente a Fazenda Rio das Pedras tem uma excelente estrutura, muito melhor que a Fazenda Pico Paraná. Ultimamente tenho parado lá. Único porém é que eles não tem telefone nem rádio na base, e a Fazenda Pico Paraná tem.

  • Pedro Parigot 30-jul-2018

    Ik heb deze route gevolgd  geverifieerd  Bekijk in detail

    Obrigado por compartilhar a trilha!

  • alia.bianco 7-mei-2019

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Boa descrição. Leve, sozinho e em ritimo acelerado já fiz em puco mais de duas horas.