-
-
2.083 m
1.245 m
0
8,8
18
35,2 km

4004 maal bekeken, 193 maal gedownload

nabij Catas Altas, Minas Gerais (Brazil)

Se dizem que a travessia da Serra Fina é a mais difícil do Brasil, isso porque não conhecem a serra do Caraça, a Patagônia mineira.
A serra do caraça tem 9 picos, sendo que constam neste trajeto 5 destes. Pico Agulhinha de Catas Altas, Pico do Baiano, Pico do Sol e Pico do Infiuccionado.
De longe este trajeto é a travessia mais difícil do Brasil, não somente em desnível acumulado, mas também por ter passagens técnicas de escalaminhada, quem duvidar, que ouse encarar esta verdadeira aventura e desminta o que eu falei.
Waypoint

TRONQ

Waypoint

PORT

Waypoint

AG5

Waypoint

AG6

Waypoint

A45

Waypoint

PED

Waypoint

AB5

Waypoint

045

Waypoint

046

Waypoint

AG7

Waypoint

AB7

Waypoint

047

Waypoint

048

Waypoint

TETIN

Waypoint

AGULH

Waypoint

049

Waypoint

VIA

Waypoint

050

Waypoint

051

Waypoint

ACAMP

Waypoint

052

Waypoint

AG3

Waypoint

LAJ

Waypoint

053

Waypoint

COLIN

49 commentaren

  • Foto van JOAO DORNELAS

    JOAO DORNELAS 8-jul-2014

    Concordo. Apesar de,ainda, não ter feito a Serra Fina mas conhecer bem estes Picos do Caraça não consigo imaginar uma caminhada mais difícil e com visual de beleza ímpar.

  • Foto van sagarmatha barbosa

    sagarmatha barbosa 10-jul-2014

    Pô cara, vai na Serra Fina também, baixa a trilha aqui no site que é confiável.
    Mas cá pra nóis, "Caraça é do caraça"!!!
    Abraço!

  • Foto van Marcelo Vieira

    Marcelo Vieira 28-jul-2014

    Sagarmatha, parabéns pela bela travessia! Pelo que vi você iniciou a caminhada a partir de Catas Altas, pelo chamado vale do Quebra Ossos, certo? Na saída teve algum problema com a administração do santuário? Ouvi dizer que há obrigatoriedade de guia, mas ninguém nunca me confirmou essa informação. Em agosto terei uns dias de férias, talvez dê um pulo aí pra conhecer essas bandas.
    Grande abraço!

  • Foto van JOAO DORNELAS

    JOAO DORNELAS 29-jul-2014

    Boa noite Sagarmatha e Marcelo !
    Se me permitem gostaria de responder esta pergunta do Marcelo com um relato: Estive no final do mês passado no Pico do Inficionado e quando voltei fui bastante hostilizado pela administração da RPPN. Me fizeram assinar um termo de conduta em que se eu voltar a subir qualquer dos picos do caraça sem a companhia de um guia credenciado pela RPPN serei escoltado pela Polícia no retorno e responderei processo criminal.

  • Foto van Marcelo Vieira

    Marcelo Vieira 29-jul-2014

    João, muito obrigado pelo retorno. Infelizmente este tipo de postura absurda é comum em algumas unidades de conservação que, sob o pretexto de proteger o patrimônio natural, impedem o acesso aos montanhistas que preferem fazer algo de forma mais independente. Ao meu ver não passa de exploração econômica e reserva de mercado. Imagino que uma forma de evitar a fadiga da administração do "santuário", neste caso específico, seja iniciar e terminar a pernada em Catas Altas, sem passar pela entrada comum aos turistas. Há de se observar, entretanto, se é possível desescalar os trechos mais técnicos de escalaminhada como o Sagarmatha observou, já que o retorno seria pelo mesmo caminho.

  • Foto van JOAO DORNELAS

    JOAO DORNELAS 29-jul-2014

    Marcelo, esta é uma opção sim. Porém, você pode inverter a travessia feita pelo Sagarmatha, contrate um carro para levá-lo até o "santuário" que depois poderá resgatá-lo no povoado Morro da Água Quente. A administração não poderá adverti-lo
    uma vez que ela só poderia faze-lo no seu retorno. Te prepara, a subida pelo Pico do Inficionado é punk mas de um visual ímpar. Veja algumas fotos na minha página: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6897045

  • Foto van Sherpabrumal

    Sherpabrumal 25-aug-2014

    Olá amigos, acabo de retornar do Caraça, eu e mais um amigo fizemos o Pico-do-sol, chegamos ao vale da Bocaina, pico José Maria Escrivá, descemos o vale do quebra-ossos, subimos o Baiano e depois o Agulhinha. O treck do Sagamartha foi muito útil. Sou natural da região, já fui monitor do parque e hoje sou pesquisador na reserva, por isso conheço um pouco da realidade do parque e o porque dessa proibição de acesso sem guia aos picos. Possuo opinião contrária a da administração, mas lembrando que lá é uma Unidade de Conservação particular, por isso a restrição. Antes de qualquer incursão aos picos sem "liberação" sugiro um contato com a administração, eles não são tão restritivos assim.
    Por fim, essa foi a caminhada mais difícil que ja fiz na minha vida, são vários trechos técnicos, paredes e um visual sensacional. Em breve vamos divulgar o trecklog aqui.
    Abraços

  • Foto van JOAO DORNELAS

    JOAO DORNELAS 25-aug-2014

    Boa noite a todos !
    Sherpabrumal, tenho 55 anos e também sou da região, nasci em Stª Bárbara, fui inclusive aluno dos Padres do Caraça e estas restrições de acesso aos Picos sempre existiram. São possivelmente bem mais velhas do que você.Subi a 1ª vez ao Inficionado a exatamente 40 anos atras e tive de ir escondido.
    A minha pergunta é: Qual o argumento terei que usar, perante a Administração, para subir algum Pico depois de não achar nenhum guia disponível ?

  • Foto van sagarmatha barbosa

    sagarmatha barbosa 26-aug-2014

    Cara, recomendo entrar e sair por fora do parque, já que lá dentro não tem muita conversa.
    O pessoal de Catas Altas e Morro da Água Quente é muito mais hospitaleiro e receptivo!
    Só que anda mais e é mais roubada que a trilha normal...
    ... mas vale a pena!
    Ou então boa sorte e paciência "zen budista" com a administração...
    Abraço!

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 10-mrt-2016

    Pessoal, eu entendo o posicionamento da administração da rppn quanto ao uso de guias. O que não entendo é que recentemente proibiram a pernoite nos picos. Isso me decepcionou, pois tenho o sonho de conquistar todos picos do Caraça, e picos como Inficionado e sol são quase impossiveis de irmos e voltarmos no mesmo dia.
    No site do santuario está escrito que essa proibição foi feita para que os picos sejam visitados concientemente, por conta da fragilidade dos ambientes montanhosos. Para mim ou eles estão com frescura ou não quiseram explicar direito, já que a proibição é de tempo indeterminado. Afinal o guia já cuidaria do fato, da visita ser conciente, e sem danificação do ambiente.

  • Foto van JOAO DORNELAS

    JOAO DORNELAS 10-mrt-2016

    Boa tarde Davi ! Em 1º lugar parabéns pela elaboração da Travessia Capanema- Pico do Sol , resolvi te seguir para presenciar o feito. VAI SER PUNK.
    Fui aluno dos Padres do Caraça e ando por esta Serra a mais de 40 anos e acho que a melhor solução foi proposta pelo Sagarmatha: "...entrar e sair por fora do Parque".. Você pode fazer todos os Picos entrando e saindo sem ser notado. Deixe, apenas, o Carapuça para iniciar no colégio porque dá para fazer tranquilamente em um dia. Não vale a pena tentar entender a administração da Unidade de Conservação.
    ÓTIMAS ASCENSÕES MEU AMIGO....

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 11-mrt-2016

    Valeu João! Muito obrigado! Eu Já fui ao carapuça e achei incrível!
    Sobre entrar e sair fora do parque; através do distrito de Conceição do Rio Acima, consegue-se facilmente subir os Picos Três Irmãos(Trindade) e Conceição. Desenhei a trilha: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12529196
    PS: Achei muito legal o fato de você ter sido aluno do caraça.

  • Foto van Marcio Vinício

    Marcio Vinício 14-jan-2017

    Olá, pessoal! O título fala em 5 picos, mas na descrição constam apenas 4. Qual pico está faltando?

  • Foto van sagarmatha barbosa

    sagarmatha barbosa 17-jan-2017

    Pico do Carapuça, mas consta no track!

  • Foto van sagarmatha barbosa

    sagarmatha barbosa 17-jan-2017

    Ou melhor, conferindo constatei que nao consta no track... se quiser te envio pelo meu e-mail...

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 23-jan-2017

    Na verdade, se for contar o carapuça então são seis picos: Inficionado, São Luiz, Sol, Baiano, Carapuça e Horizontes.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 23-jan-2017

    o pico são luiz é este que fica entre o pico do sol e o inficionado

  • zGustavo Athayde 7-feb-2017

    Galera, essa imposição do Caraça começou após um casal não extinguir corretamente uma fogueira na base do pico do sol e causar um mega incêndio que foi do caraça até o capanema. alguns mil hectares de prejuízo ambiental. sobre travessias passando pelo Capanema, a região também é toda propriedade particular e requer autorização para passar em todas as 4. 5 contando o caraça. inclusive um trecho do trajeto foi fechado com uma cerca recentemente para inibir a passagem. No Pico do Capanema, propriedade da minha familia, temos o mesmo cuidado. Passou sem autorização, sai escoltado dela polícia ou pelos meus cachorros. rs.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 9-feb-2017

    Olá, Gustavo Athayde. Tenho conhecimento deste incêndio que ocorreu no Pico do sol, mas não sabia que chegara até sua propriedade no Capanema. Então foi realmente um incêndio terrível!
    Mas eu não discordo de que as trilhas no Caraça sejam feitas com guias, discordo de terem proibido a pernoite. Enfim, gostaria de dizer que algum dia ainda visitarei o Capanema (claro que com sua autorização). Ps: Poderia me dizer qual o tamanho de sua propriedade, quais os confrontantes e onde chegam os limites? Ela é um RPPN?
    Abraço.

  • Foto van André Luz

    André Luz 7-apr-2017

    Olá, já estive no Carapuça, pico do Sol, Inficcionado e Canjerana. Todas solo e saindo da sede. Pretendo voltar lá esse ano, gostaria de conhecer o pico do Trindade e Conceição.

    Alguém teria o tracklog para disponibilizar?

    email - andreluizocosta@gmail.com

    Grato!

  • Foto van Marcelo Vieira

    Marcelo Vieira 7-apr-2017

    André, conte pra gente o caminho das pedras. Você foi antes da obrigatoriedade de guia ou conseguiu 'na conversa' com os padres? Meu acesso sempre foi por Catas Altas por não tolerar esse tipo de imposição, mas ficaria feliz em saber que existe um meio tranquilo de subir sem guia pelo santuário.

  • Foto van André Luz

    André Luz 7-apr-2017

    Marcelo, estive no Caraça em 2009 e 2014. Em 2014 lembro já haver a questão do guia. Nas duas vezes que fui, fiquei hospedo por alguns dias no hotel, até recomendo a experiência, além da questão ambiental o local tem uma riqueza histórica e artística impressionante.

    Quanto as caminhadas, após o café da manhã, simplesmente saia atrás de meus objetivos e para evitar algum tipo de sermão somente minha família tinha ciência de meus planos. As caminhadas para os picos são possíveis no estilo bate e volta, sem necessidade de pernoite (para quem está acostumado a longas caminhadas).

    Em nenhum momento fui abordado ou questionado a respeito de meus planos, também nunca me deparei com algum funcionário nos trajetos.

    Estou mandando o link da minha investida ao que achava ser o pico do Trindade, lá para as bandas do campo de fora, alguém sabe me dizer que pico é esse? Progredi até ser impedido pelo terreno e pelo tempo.

    https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=17112019

    Abs,

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 10-apr-2017

    André, este pico que você quase chegou é o pico dos três irmãos (ou trindade). Existe também um acesso aos picos trindade e conceição por fora do santuário, partindo de conceição do ria acima. ainda não fiz este trajeto mas desenhei uma trilha: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12529196
    PS: não é infração fazer esta trilha em direção ao conceição, já que maior parte terreno não pertence ao santuário. A área do santuário passa pela cumeada do pico Conceição.

  • Foto van Marcio Vinício

    Marcio Vinício 11-apr-2017

    André Luz, fiz uma mapa com todos os atrativos que constam no site do Caraça e acrescentei os picos em volta, com informações de trilhas aqui do Wikiloc. Por esta minha pesquisa, o ponto que vocÊ subiu não é nenhum dos picos do Caraça. Vejam aqui: https://drive.google.com/open?id=1E7LX_-N8kidgYnYQJWb3UUl14dw&usp=sharing. Vi agora que o Luiz Gadetto informou que o local seria o Pirração.Nunca tinha ouvido falar dest elugar. Luzi Gadetto, posso cadastrar como Pico do Pirração?

  • Foto van Gadetto

    Gadetto 11-apr-2017

    Pico Piçarrão, ou Pico Capivari, segundo o mito Neneco.

    Deixa eu ver seu documento aqui Marcio

  • Foto van Marcio Vinício
  • Foto van Marcio Vinício
  • Foto van Gadetto

    Gadetto 11-apr-2017

    Bacana Marcio, bom trabalho, o da extremidade nordeste é o Piçarrão mesmo, pretendo fazer um ataque a ele aonda esse ano.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 17-apr-2017

    muito bom Márcio! eu vi aqui que não era o pico tres irmãos mesmo. me enganei kkkkk. o curioso é que nos mapas antigos do caraça o pico tres irmãos está marcado um puco mais ao sudeste do verdadeiro pico. deve ser algum erro que cometeram.
    ps:você pode adicionar no seu mapa também a gruta da bocaina, gruta do centenário, pico são luis e maciço da procissão das almas. além de outros pontos arredor como o pico de capanema, batatal, serra de casa nova, etc. mas vale lembrar que nem todos estão marcados corretamente no wikimapia, como é o caso do batatal. existe um antigo mapa topográfico na recepção do santuário do caraça que mostra o nome de quase todas as serras e córregos da região. algumas dessas serras e rios nem existem mais por causa da mineração. você poderia usá-lo como fonte.
    abs.

  • Foto van Marcio Vinício

    Marcio Vinício 17-apr-2017

    Davi, liberei o acesso e agora toda pessoa que tiver o link desse mapa pode editá-lo. Fiz um backup dos dados para ocaso de entrar alguém e avacalhar com as informações. Peço que você faça as inclusões desses pontos que citou. Convido a todos os conhecedores da região que façam o mesmo. Outra informação. Enviei um email ao ICMBIO questionando sobre os limites da RPPN do Caraça. Fiquei mesmo intrigado com essa questão do Pico do Horizonte fazer parte dela.

  • Foto van JOAO DORNELAS

    JOAO DORNELAS 17-apr-2017

    Marcio, parabéns por este trabalho de mapeamento dos picos e dos atrativos do Caraça. Sou frequentador antigo destes cúmis e ainda não tinha visto um trabalho de tão grande valia desta região. Forte abraço.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 17-apr-2017

    marcio isto me intrigou também. no papa que esta´na recepção do caraça o território do caraça passa apenas plea cumeada do pico do baiano e depois "desce" pela cumeada da serra ao oeste o pico do sol.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 17-apr-2017

    marcio, adicionei mais lugares no seu mapa. minha principal fonte foi este mapa da recepçao do caraça que falei.

  • Foto van Gadetto

    Gadetto 17-apr-2017

    Estranho, neste mapeamento do Marcio, o Trindade e Conceição estão fora dos limites da RPPN

  • Foto van Marcio Vinício

    Marcio Vinício 17-apr-2017

    Gadetto, li no plano de manejo do Caraça que o terreno do Caraça é maior um pouco que a área da RPPN. E esse limite que esta no meu mapa é a rppn de acordo com o icmbio. Entao penso em 3 alternativas. a) Esses picos sao justamente a area que divide a area do Caraça de outras propriedades e os pontos onde estao localizados os picos eatao um pouco errados. Lembro que inseri os picos baseado em tracklogs aqui do wililoc. b) O icmbio esta informando o limite de forma incorreta. c) Esses picos nao fazem parte da rppn do Caraça, mas fazem parte da propriedade do Santuario do Caraça. d) Os picos estao mesmo fora da area da propriedade do caraça.Eu acredito mais na opçao b. Principalmente pelao fato do Pico do Horizonte estar dentro dessa area do caraça.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 18-apr-2017

    marcio, como voce desenhou este mapa?

  • Foto van Marcio Vinício

    Marcio Vinício 18-apr-2017

    João Dornelas, fico feliz de contribuir com a comunidade dos montanhistas. Vamos juntos melhorando esse mapa, ok? Luiz Gadetto, vi agora que os limites da RPPN estavam deslocados. Eu devo ter movido sem querer. Já corrigi. VEja agora a questão dos limites. Davi, obrigado pelas contribuições. Acrescentou muitos pontos. Valeu mesmo! Quanto à sua última pergunta, entendi que quer saber como eu desenhei os limites da RPPN, certo? Se é isso mesmo, eu fui ao site do ICMBIO e baixei o arquivo SHP em http://sistemas.icmbio.gov.br/simrppn/publico/detalhe/911/ Depois, converti esse arquivo em KML usando o software GPS TRackMaker. Daí fui ao Google Maps, entrei no modo de edição de mapas, cliquei na opção "Adicionar camada" e selecionei o arquivo KML.

  • Foto van Marcio Vinício

    Marcio Vinício 18-apr-2017

    Pessoal, ao que tudo indica os limites do Caraça indicados pelo site do ICMBIO estão errados. Vejam esta imagem do site do ICMBIO: http://prntscr.com/exnhdh Marquei em azul a área da RPPN e em vermelho a área total pertencente à Província Brasileira da Congregação da Missão. Vejam que a RPPN tem 10187,89 hectares, o equivalente a 101,8789 km². Porém, ao inserir o arquivo ShapeFile no Google Maps, este calcula que a área da RPPN seria de 125 km². Vejam este print: http://prnt.sc/exnr94 . Nele comparo os limites da RPPN segundo o site do ICMBIO com uma imagem que consta na página 30 do Plano de manejo da RPPN do Caraça. Este Plano de manejo pode ser encontrado no p´rpiuro site do ICMBIO, em http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de-manejo/rppn_santuario_do_caraca_pm.pdf

    Os dois limites não coincidem. Vou enviar essa questão ao ICMBIO.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 29-jun-2017

    Luiz, eu não tenho, mas quando fizer esta trilha pretendo compartilha-la.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 29-jun-2017

    Marcio, adicionei mais pontos no seu mapa. checa lá. Muitos desses locais são esquecidos atualmente.

  • Foto van Marcio Vinício

    Marcio Vinício 7-aug-2017

    Heber, eu não me arriscaria. Um processo do ICMBIO deve dar muita dor de cabeça. Davi agora que vi suas novas contribuições. Muito interessante mostrar o que já foi devastado. Seria bacana a gente marcar os pontos que não existem mais com um marcador de cor diferente. O que você acha? Vale mesmo! Aproveito para atualizar a informação sobre os limites da RPPN do Caraça. informei minha dúvida ao ICMBIO e eles retiraram a informação do limite do site. Estão revisando informação sobre a área do Santuário do Caraça. Mas pelo jeito isso vai demorar bastante tempo.

  • Foto van Gadetto

    Gadetto 8-aug-2017

    Heber Jr, não recomendo que acampe no Caraça, voce4estaria infringindo o plano de manejo deles, e poderia sofrer medidas como não poder mais entrar no santuário, ou até mesmo ser acionado pela justiça.

    Existem lugares bacana para se acampar e que você não teria dor de cabeça, ainda mais que está levando sua companheira .

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 9-aug-2017

    Heber, existe uma serra muito linda em barão de cocais chamada Serra do Garimpo. Lá agora é uma reserva de compensação da vale, logo Fazer trekking lá é contra as normas. Mas não deve fazer mal dar um passeio lá, até por que seria hipocrisia da vale ( que destrói serras ) tentar impedir uma visita ecológica a uma serra. Outro lugar que você pode conhecer ( que eu ainda não conheço) é a serra do cipó na região de alta mira (nova união). Lá não faz parte do parque, logo pode-se fazer um belo passeio e até acampar. E também existem outras travessias que duram dias no parque da serra do cipó, que se pode fazer pedindo autorização da administração.

  • Foto van Gadetto

    Gadetto 9-aug-2017

    Boa Davi, Heber conheco a regiao da Altamira, tem a travessia que leva a s.j. da Serra, acampando no Vale da Lagoa Dourada, lugar maravilhoso qje nunca canso de acampar lá.

    Quanto ao Parna Cipó, camp só vom autorização, basta enviar email para o parque pedindo informações sobre a travessia do Cipó.

    Se precisar de informações só me manda mail Gadetto@Varamato.com.br .

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 9-aug-2017

    Gente, eu achei o plano de manejo do caraça contraditório. Uma parte ele diz: "É proibida a atividade de acampamento sem autorização da Administração da Reserva ou para fins que não tenham relação com o manejo da RPPNSC;"
    depois diz: "no caso de pernoite em qualquer pico, é imprescindível que o guia e os turistas possuam fogareiro, evitando o consumo de madeira nativa para fazer fogueiras. Desta forma, os guias estarão agindo como fiscais e educadores nos topos da serra."
    depois diz: Camping somente na presença do guia cadastrado na RPPNSC e no local definido, localizado no Pico do Sol, Pico da Carapuça, Pico da Canjerana, se autorizados pela RPPNSC. Nos demais Picos e atrativos não está autorizado camping.
    e no site diz: "passeio de ida e volta no mesmo dia"

    Como assim?!

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 9-aug-2017

    Marcio, seria bom mesmo usar marcadores diferentes para indicar os lugares devastados.

  • zGustavo Athayde 9-aug-2017

    Davi, a questão do plano de manejo, de forma bem resumida é assim: nada que não estiver previsto do plano, pode acontecer dentro da área. Porém, a administração pode deixar de oferecer algo que está previsto no plano. Por exemplo, no plano diz que é possivel acampar no pico do sol, mas caso a administração decida voltar atrás nessa decisão ela pode. O que não pode ocorrer portanto é a administração liberar algo que não esteja previso no plano de manejo. E, a não ser que as regras para plano de manejo de RPPN tenham mudado, o plano não pode ser alterado.

  • zGustavo Athayde 9-aug-2017

    Em outras palavras, você não precisa fazer tudo que está previsto no plano de manejo mas tudo que você fizer precisa estar previsto no plano de manejo.

  • Foto van Davi Raftopoulos Oliveira

    Davi Raftopoulos Oliveira 21-aug-2017

    Entendi, Gustavo. Valeu!