Tijd  38 minuten

Coördinaten 922

Geüpload 17 januari 2019

Uitgevoerd november 2011

-
-
975 m
899 m
0
6,1
12
24,4 km

59 maal bekeken, 1 maal gedownload

nabij Borda do Campo de São Sebastião, Paraná (Brazil)

Acesso Rodoviário aos Mananciais da Serra

Acesso de automóvel, iniciando o trajeto marcado na BR-277, a partir do Contorno Leste de Curitiba, BR-116. O trajeto pode ser facilmente percorrido também de bicicleta.

O primeiro trecho do deslocamento se dá pela BR-277, até o último retorno antes do pedágio para o litoral. Faz-se o retorno e, retornando para Curitiba, tomar à direita na primeira estrada, logo após o SAU, direção à Colônia Santa Maria do Novo Tirol da Boca da Serra - Caminho Trentino.

Após alguns minutos de paisagens rurais bucólicas, por estrada de terra saibrada, geralmente em condições de tráfego razoáveis, se atinge a vila, onde fica a igreja centenária.

Da vila, para retorno a Curitiba ou outras cidades da região metropolitana, se desejado, pode se fazer o trajeto por estrada, agora pavimentada (pedras) até a região central de Piraquara.

OS MANANCIAIS DA SERRA
Trata-se de um complexo de captação de água para abastecimento da Cidade de Curitiba.

Nos Mananciais da Serra, ficam os primeiros reservatórios que abasteceram Curitiba, a partir de 1908. Do Reservatório Carvalho, o principal deles, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba.

No local, é possível conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região e apreciar a Represa do Cayguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.

A área é propícia para caminhadas, existindo diversas trilhas no local, com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas.

Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável levar máquina fotográfica e lanche. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada, onde funciona um centro de visitantes.

Entre os percursos abertos ao público, estão o do Santuário São Francisco (percurso de 2 km), a Trilha do Salto (1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km).

O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

ATENÇÃO:
A unidade fica fechada a maior parte do tempo. Há um calendário de visitação que estabelece apenas um final de semana por mês em que a unidade está aberta à visitação. Necessário se informar antes de ir, sob pena de se perder a viagem.
Contato: [email protected]
Site: Visitação Mananciais da Serra

Bekijk meer external

Portão SANEPAR
Estacionamento
Aldeia Indígena Guarai Araça-í
Contorno da Represa Cayguava
Retorno BR-277 Antes do Pedágio
Saída da BR-277
Igreja Nossa Sra. de Assunção
Entrada Morro do Canal
BR-116 Contorno Leste

2 commentaren

  • Rat_1969 19-jan-2019

    Boa! Aquele emaranhado de estradinhas dá um nó no pessoal.

  • Foto van gvogetta

    gvogetta 7-feb-2019

    Olá! Sim, realmente, e isso que atualmente está bem sinalizado perto do que foi há alguns anos.
    Pessoal que pedala por lá tem relatado assaltos, especialmente nos rincões mais ermos, então é bom ficar esperto.
    Bons ventos!