Tijd  3 uur 42 minuten

Coördinaten 455

Geüpload 19 juni 2017

Uitgevoerd juni 2017

-
-
355 m
83 m
0
1,3
2,6
5,19 km

263 maal bekeken, 12 maal gedownload

nabij Mesa do Imperador, Rio de Janeiro (Brazil)

Trecho típico de Mata Atlântica em plena Zona Sul do Rio de Janeiro, este percurso conecta duas cachoeiras por um caminho onde o visitante percorre quase todo o traçado no meio da mata. Com muitos pontos de água e nível fácil, é uma excelente opção para um contato direto de crianças com a natureza. O bate-e-volta à Cachoeira dos Primatas é sempre imperdível. No verão, é point de moradores locais, o que movimenta a trilha. No início do trecho do lado oeste, observe o jequitibá centenário que virou ponto de referência por ser oco e permitir que se entre dentro dele. No caminho, riachos e a Cachoeira da Gruta são pontos onde o visitante pode se refrescar.

Para quem inicia este trecho vindo da Vista Chinesa, teremos agora pela frente uma travessia de asfalto (atenção com os carros e bicicletas em alta velocidade). Vamos continuar caminhando (150 m) pela trilha principal com a orientação de pegadas amarelas/base preta e logo encontraremos o braço de trilha secundária que leva para a cachoeira do Jequitibá. Uma caminhada em declive (300 m) levará a uma ótima oportunidade de banho em duas cachoeiras de pequeno porte, mas imensamente revigorantes. Após retornar à trilha principal, vamos seguindo (100 m) até a entrada para o Jequitibá centenário que encanta aos visitantes com seu tamanho avantajado.

Continuando pela trilha principal, orientando-se pelas pegadas amarelas/base preta, vamos caminhar um longo trecho (1.8 km) até uma laje de pedra, com uma pequena cachoeira a escorregar junto ao paredão. Chegamos à cachoeira da Lage que em dias de chuva exige do caminhante um cuidado especial ao atravessar suas águas. Pouco mais a frente (150 m) teremos um braço de saída para o asfalto para quem desejar encerrar a aventura (500 m), mas para quem preferir continuar na Trilha Principal, é só caminhar (150 m) até a ótima cachoeira da Gruta que irá proporcionar um delicioso banho dentro de uma pequena gruta. Após este banho teremos pela frente mais (1.2 km) de trilha até o início do trecho Primatas x Paineiras/Corcovado, mas é possível virar a direita em um braço de saída e caminhar até a rua Sara Vilela (450 m) de onde poderá caminhar em declive mais (1.0 km) até a rua Jardim Botânico ou solicitar um táxi.
INÍCIO
CACHOEIRA DO JEQUITIBÁ
CACHOEIRA DO JEQUITIBÁ (ESCONDIDA)
JEQUITIBÁ BICENTENÁRIO
CACHOEIRA DA LAGE
BRAÇO DE SAÍDA (DONA CASTORINA) 👉
MIRANTE DO HORTO
BRAÇO DE SAÍDA (SARA VILELA)
CACHOEIRA DOS PRIMATAS
FINAL

Commentaar