• Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
562 m
201 m
0
114
227
454,25 km

4425 maal bekeken, 184 maal gedownload

nabij Ponte Alta do Tocantins, Tocantins (Brazil)

O Jalapão tem duas portas de entrada: as cidades de Ponte Alta no Tocantins e Novo Acordo. Este trajeto é CIRCULAR inicia-se em PONTE ALTA DO TOCANTINS (Chega-se com um veículo comum, pois a estrada é asfaltada) e termina em NOVO ACORDO (que também chega-se de veiculo comum). As melhores atrações estão em Mateiros, acessível por 162 km de pura areia a partir de Ponte Alta.
De Palmas-TO (Capital) tem um micro-ônibus da empresa Grande Rio (63 3224-4607), este sai da rodoviária principal de Palmas todos os dias as 8h, até Ponte Alta do Tocantins
Outras opções:
Viação Paraíso - 63 3228-5690
Van - José Amaral - 63 9971-5535
Van - Armando - 63 9991-4642
Van - Adriano - 63 9935-3905


Dia 1 – de Ponte Alta até o Rio Vermelho
60km – 779m acumulados

Dia 2 – do Rio Vermelho até Cachoeira da Velha
56km – 564m acumulados

Dia 3 – da Cachoeira da Velha até o Bar da Benita
80km – 632m acumulados

Dia 4 – da Benita até Mateiros (passando pelas dunas)
45km – 424m acumulados

Dia 5 – de Mateiros até o Camping do Vicente (com fervedouro e c. formiga)
45km – 383m acumulados

Dia 6 – do Vicente até São Felix
51km – 439m acumulados

Dia 7 – de São Felix até Camping do Camilo
88km – 922m acumulados

Dia 8 – do Camping do Camilo até Novo Acordo
74km – 577m acumulados

*distâncias aproximadas

Quando ir

A melhor época para visitar o Jalapão é de maio a setembro, quando o sol é garantido e o contraste entre o azul do céu e as cores das rochas e da vegetação fica ainda mais intenso e bonito. Mas no verão, que é o período das chuvas, apesar de aumentar um pouco a dificuldade de acesso, a flora fica mais colorida e é comum se formarem grandes arco-íris.

Onde ficar
Em Mateiros e Ponte Alta do Tocantins há opções de pousadas simples.

O que levar
- lanterna com pilhas extras
- repelente
- roupas de tecido leve e secagem rápida
- roupas de banho
- kit de primeiros socorros
- equipamento de camping
- agasalho
- tênis (que deve ser amaciado antes da viagem)
- dinheiro em espécie

Sites e telefones
Código de área (DDD): 63

Centro de Atendimento ao Turista de Ponte Alta: 3378-1185
Casa do Artesão: 3534-1054
Parque Estadual do Jalapão: 3534-1072
Prefeitura de Mateiros: 3534-1008
Site da secretaria de turismo estadual: www.jalapao.to.gov.br

Informações extraídas:
http://arturvieira.wordpress.com/2014/05/04/cicloviagem-jalapao-500km/

http://www.feriasbrasil.com.br/to/jalapao/parqueestadualdojalapao.cfm?ViaAgrupador=041510295019

17 commentaren

  • Florindo Marcos Pedrão 27-nov-2014

    Boa noite pessoal: já fiz o Jalapão entre oportunidades como moto de rua (Tornado 25) e duas vezes com moto de trilhas (CRF 230). O local tem pontos turísticos maravilhosos, entre eles, Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga, Povoado do Mumbuca, Dunas de Mateiros, Fervedouro de São Felix, Fervedouro do Mumbuca. O povo é muito receptivo. Eu e a namorada ficamos três dias na Comunidade Quilombola do Mumbuca. Não se preocupe com água ou comida, e nem com pouso, nada disso falta. Em Mateiros tem o Restaurante da Dona Rosa, em São Félix durma na Pousada do Paulinho, em Ponte Alta tem a Pensão da Rosa com uns biscoitos divinos.

  • Foto van Guaca Br

    Guaca Br 19-jan-2015

    Cara! Que areião! Não tem jeito né? Só empurrando essa reta inteira. Qual o comprimento disso? https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/jalapao-tocantins-7859583/photo-4528317

  • Foto van jessie_chimachi

    jessie_chimachi 24-jun-2015

    Floriando. Muito legal seu comentário.

  • RayBand 24-jul-2015

    Show! Parabéns pela disposição!

  • Foto van carcabrasil

    carcabrasil 13-mrt-2016

    fervedouro,
    https://pt.wikiloc.com/trilhas-mountain-bike/jalapao-tocantins-7859583/photo-4528173

  • Foto van nostrahelios

    nostrahelios 6-okt-2016

    Amigo muito bom seu relato bela aventura. Os locais de paradas principalmente Camping tem alguma estrutura por exemplo energia elétrica para recarregar equipamentos eletrônicos? Outra questão vc teve que fazer algum acampamento estilo selvagem ou todos foram todas paradas em camping?
    Abraços

  • Florindo Marcos Pedrão 6-okt-2016

    Boa tarde Nostrahelios: Nos principais pontos ou cidade vc. tem local para ficar, seja pousada ou camping. Na Cachoeira do Formiga não tem energia elétrica. Na Cachoeira da Velha tem energia elétrica. Nas cidades tem pousadas e camping com energia elétrica, água e cerveja. Nos locais que ficamos não precisamos de acampamentos selvagens. Se vc. precisar tenho alguns roteiros para gps garmin, os arquivos estão no formato gpx. Me adicione no face e lhe passarei os arquivos de gpx que tenho. No Povoado da Mumbuca tem energia elétrica e o pessoal empresta o pc para acessar a net. Andrei na última vez 1.000 km no Jalapão e não conheci muita coisa ainda. Ficaram alguns locais sem visitação, mas voltarei. Não deixe de comer o doce de buriti da Dona Ana em Novo Acordo, a casa dela fica duas quadras atrás do posto de combustível, pode falar no meu nome. O bar do Seu Camilo, entre Novo Acordo e São Félix do Tocantis, perto do Morro do Gorgulho,tem água, cerveja. doces e muita hospitalidade. Vc. de bike faz a volta do Jalapão com tranquilidade. A maiores distâncias, cerca de 90 km da ficam entre Ponte Alta e Cachoeira da Velha, e Cachoeira da Velha a Mateiros, é a parte mais difícil, pois tem muitas pedras na estrada e pouco movimento, o resto é tudo de bom. Se precisar de mais informações estou à disposição. O Jalapão é fascinante e místico. No final do irei para Serra da Canastra, em Delfinópolis, lugar belo para andar de bike. Já estive lá cinco vezes. É tudo de bom. Boa viagem. Abraços e esperar encontrá-lo em breve em alguma trilha.

  • Foto van jessie_chimachi

    jessie_chimachi 7-okt-2016

    Amigo, essa trilha (organizei) com base nos relatos de outras pessoas, e fui desenhando. Ainda não fiz pessoalmente, mas esta nos planos. Caso alguém fizer, favor comentar aqui os resultados.
    Abraços

  • Foto van ney bruno

    ney bruno 25-okt-2016

    Putz que riqueza capricho detalhes. Valeu!

  • Florindo Marcos Pedrão 25-okt-2016

    Boa tarde Ney. Se precisa estou à disposição. Aprendi que as informações devem circular, especialmente entre os aventureiros como nós. Abraços.

  • caio baez gomes 30-okt-2016

    Muito obrigado por compartilhar o track Florindo. Parabéns pela expedição.

  • Foto van Divanei

    Divanei 3-dec-2016

    É possível acampar nas prainhas de algum rio sem ser encomodado por alguma fiscalização ? Vou de jeep sozinho e quero saber se poderei acampar selvagens caso precise.

  • Florindo Marcos Pedrão 4-dec-2016

    Boa noite Divanei. Tranquilalmente, vc. acampar nas praias sem problema nenhum. Por exemplo: na Cachoeira da Velha vc. tem que acampar na pousada, não pode na praia; no Povoado da Mumbuca vc. acampar onde quiser. Leve repelente, pois têm muitos pernilongos e muriçocas. Pode acampar até dentro das cidades, o povo é receptivo demais. Vá que vc. vai gostar. Abraços, boa viagem e estou à disposição para novas perguntas.

  • ADACORDEIRO 3-mrt-2017

    Olá

    você sabe se de Novo acordo também tem ônibus pra Palmas?

    Tô pensando em ir no final de abril!!! Será que é uma boa época?

  • Foto van Divanei

    Divanei 3-mrt-2017

    Tem ônibus de Palmas até Mateiros , passando por Novo Acordo e em abrril é uma excelente época.

  • abl.cb 29-mrt-2018

    Boa tarde meu nobre obrigado por compartilhar sua bela aventura. Planejo em julho próximo fazer esse percurso também de bike. Suas informações já estão sendo de muita utilidade para mim se puder passar algum contato para alguma dúvida que apareça ficaria muito agradecido. Você pedalou sozinho? Até agora não encontrei nenhum guerreiro para mim acompanhar e tô com medo de ir só.

  • alexxd 26-nov-2018

    Obrigado pela boa descrição.