Tijd  8 uur 3 minuten

Coördinaten 1799

Geüpload 28 september 2013

Uitgevoerd september 2013

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
1.475 m
988 m
0
11
22
44,65 km

4871 maal bekeken, 117 maal gedownload

nabij Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto circular, no sentido horário, de 45km, partindo da Praça Tancredo Neves, em Ouro Preto - MG, passando por algumas ladeiras da cidade, pela borda do Rio das Velhas, pelo Distrito de São Bartolomeu, pela Floresta Estadual do Uaimií e pela Cachoeira de São Bartolomeu, sendo que 50% do percurso é feito sob as sombras das árvores.
Na trilha, 38km são percorridos em estradas de terra pouco movimentadas e 7km em paralelepípedos bastante irregulares nas ruas de Ouro Preto e no Distrito de São Bartolomeu, que têm movimento moderado a intenso de veículos.
Conheci este percurso através de uma publicação do usuário Belvino, neste link, que informa que este teria sido o roteiro utilizado pela competição "XTERRA MTB Cup de 2009".
Para encontrar o ponto de partida por meio do Google Maps, utilize a ferramenta "como chegar pela estrada a este local", na coluna à direita. A Praça Tancredo Neves, indicada no link, fica em frente à rodoviária da cidade. Perto do local, em direção à Igreja de São Francisco de Paula, existe um espaço onde é possível estacionar o carro com segurança.
A trilha atravessa parte da Floresta Estadual do Uaimií (para os indígenas, esse termo designava o Rio das Velhas), unidade de conservação mantida pelo IEF, cuja vegetação é típica da Mata Atlântica e do Cerrado, onde vivem diversas espécies de animais.
Depois de passar pela cachoeira de São Bartolomeu, a trilha segue por um percurso onde a entrada é permitida somente aos funcionários do IEF. Apesar de não existir porteiras ou cercas, a passagem é proibida. Esse trecho, como revelam os waypoints, tem 6km de extensão e é o mais complicado do trajeto, pois nele não há movimento de veículos ou pessoas e a vegetação está tomando o local.
Pedalando, o mato faz leves cortes nas pernas e nos braços. Em alguns pontos, caíram árvores sobre a estrada e, em outros, há mais arbustos. Também existe o perigo de cobras (deparei-me com uma). Apesar disso, em setembro de 2013, quando fiz a trilha, era possível pedalar nessa distância. Mas não sei até quando será viável atravessá-la.
Do ponto de vista da técnica, a trilha possui dificuldade moderada. Nas estradas de terra há muito cascalho, um pouco de areia, camadas de poeira (época das secas), folhas, e poucas valas criadas por erosões. A maior dificuldade decorre da má-aderência dos pneus ao terreno, condição que pode ser acentuada no período das chuvas, considerando, principalmente, a retenção da umidade pela copa das árvores sobre as estradas, a quantidade de folhas no piso e a formação de uma fina camada de lama/lodo.
Também merece atenção o trecho percorrido sobre os paralelepípedos nas ladeiras de Ouro Preto e no Distrito de São Bartolomeu. Molhadas, as pedras ficam escorregadias e podem causar quedas, tendo em vista a fortíssima inclinação. Ainda no que se refere a Ouro Preto, dependendo do horário o trânsito fica intenso e, como as ruas são estreitas, é preciso cautela.
Sob a perspectiva do esforço físico, o trajeto é difícil em razão do acentuado ganho de elevação de 1.900m e da extensão de 45km. Os aclives, de inclinação moderada a forte, são extenuantes. Já os declives são bastante divertidos, mas é preciso cuidado, pois a presença do cascalho, de areia e de poeira os torna arriscados.
Como revela a altimetria, as subidas e as descidas mais fortes, com mais de 20 graus de inclinação, encontram-se no início e no fim do percurso. Só quem estiver com um excelente preparo físico conseguirá superar tais aclives pedalando.
No que se refere ao sinal de celular, o da Oi está disponível apenas nas proximidades de Ouro Preto. Quanto às demais operadoras, não sei informar.
Enfim, a trilha tem dificuldade moderada sob a ótica da técnica, sendo que os maiores embaraços decorrem da passagem pelo "trecho proibido" e da má-aderência proporcionada pelas estradas de terra. Já sob o ângulo do esforço físico o trajeto é difícil. Atravessando o Centro de Ouro Preto e partes da Floresta Estadual do Uaimii, o percurso apresenta grande riqueza histórica e cultural e muita beleza natural.
Confira os waypoints e as fotos com mais descrições!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total: 45km
Dificuldade técnica: 5/10
Dificuldade física: 8/10
Inclinação dos aclives e declives: moderada a forte
Presença de sombra em aproximadamente 50% do trajeto
Presença de cachoeira(s): sim
Beleza natural: 7/10
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO: esta trilha foi feita em setembro de 2013. Como as condições do percurso são continuamente alteradas, inclusive pelos períodos das chuvas e das secas, considere as descrições acima como indicativas das dificuldades existentes. Preserve a natureza, utilize equipamentos de segurança e, antes de iniciar uma trilha, observe as precauções divulgadas neste link.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO ONDE SE ENCONTRA A TRILHA:

Bekijk meer external

Cachoeira São Bartolomeu
Distrito de São Bartolomeu
Fim do trânsito restrito
Início da estrada de terra
Início do trânsito restrito
Mirante do Morro São Sebastião
Ponte em más condições
Ponte ferroviária
Portaria da Floresta Uaimii - São Bartolomeu/Tapera
Riacho para atravessar
Rio das Velhas
Túnel sob a ferrovia

9 commentaren

  • Foto van Marcelo de Barros Guimarães

    Marcelo de Barros Guimarães 1-okt-2013

    Parabéns pela descrição. Perfeita.
    Quem dera outras trilhas tivessem o mesmo detalhamento.

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 1-okt-2013

    Valeu, Marcelo! Abraço!

  • Foto van Gustavo Leão

    Gustavo Leão 19-jun-2014

    muito bom em!!!

  • Foto van vinicius bmx

    vinicius bmx 8-sep-2015

    Alguém sabe dizer se essa trilha está pedalavel?

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 8-sep-2015

    Vinícius, não sei como estão as condições atualmente. Quando estive lá, a partir do waypoint "início do trânsito restrito", cerca de 6km estavam com mata mais fechada, mas deu pra pedalar. Só indo lá pra saber. Procure outras trilhas na região. Em vez de sair de Ouro Preto, saia de São Bartolomeu. Então, caso você não consiga pedalar no trecho em questão, você pode fazer outros trajetos lá por perto. Abraço!

  • Foto van Carlos.Mendes

    Carlos.Mendes 10-mrt-2016

    Eugênio, Como vai?
    Tenho baixado suas trilhas próximas a mim e gostado bastante das descrições, mas preciso de sua ajuda em relação a colocar links nos textos. Você usa algum programa?
    Obrigado!

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 11-mrt-2016

    Carlos,
    Leia as orientações nesta página e nesta outra.
    Como você verá, é bastante simples.
    Abraço e boas pedaladas!

  • Foto van Carlos.Mendes

    Carlos.Mendes 11-mrt-2016

    Valeu mesmo, Respondeu rápido!

  • Foto van Nikolas Pereira

    Nikolas Pereira 29-mrt-2018

    Excelente descrição, parabéns!