Coördinaten 1299

Geüpload 4 september 2013

Uitgevoerd september 2013

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
1.442 m
1.137 m
0
7,6
15
30,25 km

12422 maal bekeken, 390 maal gedownload

nabij Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto circular, no sentido anti-horário, de 30,3km, partindo da Portaria do Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto - MG, passando por trechos da Estrada Real, por lagoas, pela Casa Bandeirista, pelo Distrito de Lavras Novas, que pertence a Ouro Preto, por uma cachoeira e pela Represa do Custódio, sendo que 40% do percurso é feito sob as sombras.
Na trilha, 25,6km são percorridos em estradas de terra; 1,1km em asfalto (antes de Lavras Novas); 1,8km em paralelepípedo (dentro de Lavras Novas) e 1,8km em single tracks (próximo à Casa Bandeirista, ao Museu do Chá e, a maior parte, logo após Lavras Novas). Todos esses trechos têm pouco movimento de veículos e motos, ao menos em dias úteis.
No YouTube, o usuário Marcos Lacerda disponibilizou um vídeo sobre partes desta trilha no período das chuvas. Confira, abaixo, após os dois primeiros minutos.

O Parque do Itacolomi, atravessado por esta trilha, é uma unidade de conservação mantida pelo IEF, localizada nos municípios de Mariana e Ouro Preto. A vegetação da região está bem preservada, sendo caracterizada por uma faixa de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, onde vivem diversas espécies de animais, dentre as quais o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira.
O parque, cujos telefones são (31) 3551-6193, (31) 9891-9471 e (31) 9737-9227, fica aberto à visitação, gratuitamente, de terça a domingo, de 8h às 17h. Entretanto, para evitar que as pessoas permaneçam à noite no local, a entrada sofre restrições após as 15h. Na portaria da unidade encontram-se disponíveis banheiros e bebedouro, sendo possível estacionar o carro no local com segurança.
Para chegar ao ponto de partida, saia de Belo Horizonte em direção a Ouro Preto, acessando a BR-040 e, em seguida, a BR-356. Próximo a Ouro Preto, em uma rotatória, acesse o contorno em direção a Mariana. Ou seja, não entre na cidade de Ouro Preto. A entrada do parque, que está bem sinalizada, inclusive com um outdoor, encontra-se a aproximadamente 3km dessa rotatória, no caminho entre Ouro Preto e Mariana. Já o trajeto do centro de Belo Horizonte à portaria do parque é de 100km. Utilize a ferramenta "como chegar pela estrada a este local", na coluna à direita, para projetar o roteiro no Google Maps.
Iniciada a trilha, no percurso encontram-se as Lagoas da Curva e da Capela, sendo que esta é a melhor para o banho (sugiro que o trajeto seja feito de modo a passar primeiro pelas lagoas).
Logo depois da Lagoa da Capela, localiza-se um importante exemplar da arquitetura colonial, a Casa Bandeirista, construída entre 1706 e 1708, rodeada por belos muros de pedra, considerada por especialistas o primeiro prédio público do estado, pois era utilizada para cobrança de impostos e vigilância das minas, conforme o site do IEF. Nos fundos da casa, em outro cômodo, existem bebedouro e banheiros para uso.
A Casa Bandeirista, além de ser um lugar muito bonito, de grande relevância histórica e cultural, apresenta a exposição permanente "Os Viajantes Naturalistas", dedicada aos que realizaram pesquisas na região entre os séculos XVIII e XIX, pela qual é possível conhecer os instrumentos de trabalho e as descobertas feitas, como os fósseis de trilobitas, animais que existiram há 560 milhões de anos.
Depois da Casa Bandeirista, no Museu do Chá, estão expostas, ao lado de quadros explicativos, as máquinas utilizadas no processamento do produto.
Salienta-se que uns 600m depois do Museu do Chá existe um porteira de metal que fica trancada. A passagem de ciclistas e caminhantes, no entanto, é permitida, pois o objetivo é evitar o tráfego de motos e carros e a entrada de gado e cavalos. Assim, será preciso passar a bike por debaixo da porteira, tarefa que é fácil.
13,5km após o início da trilha, chega-se a Lavras Novas, Distrito de Ouro Preto, uma antiga comunidade quilombola do século XVIII, que tem uma boa infraestrutura turística. Lá, alguns poucos estabelecimentos comerciais (bares e restaurantes) estavam abertos durante o dia, sendo que a maior parte deles só abre à noite ou aos finais de semana.
Depois de Lavras Novas há um single track bastante técnico, mas curto, com no máximo 1,5km, formado por rochas nuas e cascalho. Perto desse single track existe uma pequena cascata, com uma boa vista do horizonte.
Alguns quilômetros depois fica a entrada da Cachoeira Três Pingos. Apesar de não ter um poço, ela é bonita e permite um bom banho sob a queda d’água.
No retorno, a trilha passa pelo dique e pelo vertedouro da Represa do Custódio. Segundo uma placa informativa do IEF, fixada nas proximidades, a represa tem 3km de extensão, com profundidade de até 20m, sendo rodeada por eucaliptos, mata atlântica e campos rupestres. Ao redor dessa represa, o percurso é feito sob a copa das árvores.
Do ponto de vista da técnica, a trilha possui dificuldade moderada, com muito cascalho, muita areia, camadas de poeira de até 5cm (época das secas), folhas, e poucas rochas nuas e valas criadas por erosões. A maior dificuldade decorre da má-aderência dos pneus ao terreno, condição que pode ser acentuada no período das chuvas, considerando, principalmente, a retenção da umidade pela copa das árvores sobre as estradas e a formação de uma fina camada de lama/lodo sobre elas.
Sob a perspectiva do esforço físico, também considero o trecho de dificuldade moderada, tendo em vista o ganho de elevação de 1096m, conforme o item “altura acumulada subida”, na coluna à direita, e a extensão de 30,3km. Os morros, de inclinação razoável a forte, são exigentes nas subidas, mas também bastante prazerosos nas decidas. Destaca-se, entretanto, que as espessas camadas de poeira, no período das secas, tornam as descidas mais arriscadas, desviando o curso dos pneus com facilidade, mesmo em terrenos regulares e em retas. Por isso, é preciso muito cuidado nesses trechos.
No que se refere ao sinal de celular, o da Oi está disponível nas proximidades da portaria do parque e de forma intermitente no restante do caminho, sendo que ele fica mais intenso nos pontos mais altos do trajeto. Quanto às demais operadoras, não sei informar.
Enfim, a trilha tem dificuldade moderada, com subidas e descidas com inclinações razoáveis e fortes, onde a principal dificuldade decorre da má-aderência dos pneus ao solo. Passando por partes da Estrada Real, ela apresenta grande riqueza histórica e cultural e muita beleza natural, tendo em vista as lagoas, a Cachoeira Três Pingos e a Represa do Custódio, que se encontram no caminho.
Confira os waypoints, que especificam a localização dos pontos citados no texto, e as fotos com mais descrições!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESUMO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O PERCURSO
Distância total: 30,3km
Dificuldade técnica: 6/10
Dificuldade física: 5/10
Inclinação das subidas e descidas: moderada e forte
Presença de sombra em aproximadamente 40% do trajeto
Presença de cachoeira(s): sim
Beleza natural: 7/10
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO: esta trilha foi feita em setembro de 2013. Como as condições do percurso são continuamente alteradas, inclusive pelos períodos das chuvas e das secas, considere as descrições acima como indicativas das dificuldades existentes. Preserve a natureza, utilize equipamentos de segurança e, antes de iniciar uma trilha, observe as precauções divulgadas neste link.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO ONDE SE ENCONTRA A TRILHA:

Bekijk meer external

Cachoeira Três Pingos
Casa de hóspedes
Casa Bandeirista
Casa dos pesquisadores
Cascata
Distrito de Lavras Novas
Início do asfalto
Lagoa da Capela
Lagoa da Curva e Marco da Estrada Real
Mirante do Custódio
Museu do Chá
Porteira de metal
Represa do Custódio

13 commentaren

  • josecarbonobike 1-okt-2013

    ola Eugênio, te mando esta mensagem para te parabenizar por las informaçoes tao detalhadas, seguindo teus traks, nao é preciso nem de gps.
    perdao por meu portugues, sou catalao.

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 1-okt-2013

    Olá, José, tudo bom?
    Muito obrigado pelo apoio! Espero que as informações acima sejam úteis mesmo.
    Abraço!

  • Foto van Vinício

    Vinício 26-dec-2013

    Trilha excelente!

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 26-dec-2013

    Também gosto muito deste percurso, Vinício! Abraço!

  • Foto van Zé Eduardo

    Zé Eduardo 10-feb-2014

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Trilha muito boa e as dicas estão perfeitas, eu cometi um erro e fiz a trilha ao contrário, passando pela lagoa do custódio e depois por Lavras Novas, neste caso o circuito fica mais desgastante fisicamente porque tem mais subidas e mais difíceis de pedalar. Mas no geral o circuito é muito gostoso, farei mais vezes

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 10-feb-2014

    José Eduardo e Adriana, Ouro Preto tem trilhas muito legais, inclusive algumas partindo de Lavras Novas. Sem dúvida, vale muito a pena voltar ao município. Abraço e boas pedaladas!

  • Foto van leandroaeiou

    leandroaeiou 13-feb-2014

    Ik heb deze route gevolgd  geverifieerd  Bekijk in detail

    Ótimo pedal.
    Deixei o carro dentro do parque. Lá fui muito bem recebido.
    A região é linda, e o pedal não tem grandes dificuldades.
    Obrigado!

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 13-feb-2014

    Concordo com você, Leandro. Além do mountain bike, há diversas trilhas para trekking disponíveis no parque.
    Abraço!

  • ugrijo1 30-jun-2014

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    fiz esta trilha outro dia e achei demais, muito massa mesmo!

  • dfborges.adv 1-apr-2018

    Eugênio, tudo bem? Estou indo a Ouro Preto em breve e quero fazer essa trilha. Vou com minha esposa. A trilha é segura?

  • Foto van Eugênio Ribeiro

    Eugênio Ribeiro 2-apr-2018

    Sim, é segura. Bom pedal!

  • Foto van andrebellini

    andrebellini 22-jun-2018

    Eugênio como consigo seu contato

  • Foto van andrebellini

    andrebellini 22-jun-2018

    E melhor fazer a trilhando anti-horário ? Seria melhor partir de lavras novas ?