-
-
710 m
277 m
0
21
41
82,02 km

78 maal bekeken, 0 maal gedownload

nabij Paraíba do Sul, Rio de Janeiro (Brazil)

2º dia Viagem de Bike: Petrópolis (RJ) a Diamantina (MG).

1 reactie

  • Foto van Fernando Mendes

    Fernando Mendes 5-jul-2017

    29/12/2016.
    Diário de Bordo. 3º dia. Juiz de Fora (MG) a Santos Dumont (MG).


    A saída de Juiz de Fora foi demorada: 1 hora e 15 minutos para atravessar o perímetro urbano e chegar ao 1° Marco da Estrada Real, no bairro de Barreira do Triunfo, às margens da BR-040. Após atravessar a rodovia [BR-040], começou a primeira etapa do dia: 59 quilômetros, em leito natural, até Ewbank da Câmara (3.927 habitantes), ex-Distrito de Santos Dumont (MG), emancipado em 1962.
    O caminho é quase todo paralelo à linha férrea da MRS Logística, criada em 1996, quando o governo federal transferiu à iniciativa privada, por meio de concessão e não privatização (*), a gestão do sistema ferroviário nacional. O vai e vem de enormes comboios não cessa. Nesse trecho, a ER atravessa uma região na qual há uma mescla de fazendas leiteiras e áreas de reflorestamento de eucaliptos. Existem várias marcações da Transpetro avisando do Gasoduto subterrâneo que corre paralelo ao caminho.
    Vencidos os 40 primeiros quilômetros, cheguei a Ewbank da Câmara (MG) e saboreei delicioso almoço. O feijão estava o néctar dos deuses. O segundo trecho teve 19 quilômetros pedalados em áreas de pasto e mata.
    A chegada a Santos Dumont (47.559 habitantes) foi mais cedo do que o previsto. Acomodei-me em excelente pousada no centro, a Pousada Dumont. Recomendo. 3° dia de viagem. Faltam 16 dias para Diamantina. Hoje faz 15 anos que a cantora Cassia Eller partiu para cantar no céu. Diamantina (MG) a 732 quilômetros.
    (*) Ferrovias, assim como portos, aeroporto, rodovias, entre outros, são patrimônios da união e patrimônios não podem ser privatizados, e sim concedidos à iniciativa privada, por prazos que variam de 25 a 30 anos, prorrogáveis ou não. NDA.