nabij Bertioga, São Paulo (Brazil)

Pedal e escalaminhada “Véu de Noiva” no Parque ecológico do Perequê em Cubatão - 30 Mar 2014
Cubatão - do árabe-africano ou afro-árabe: Cubata "rancho", com a desinência portuguesa, do aumentativo: Ão, formando Cubatão ou "rancho grande", e aludindo ao grande rancho de tropeiros, que existiu junto ao rio do mesmo nome desde o primeiro povoamento, até a construção e inauguração da Estrada de Ferro.
Cubatão é uma das cidades que compõe a Baixada Santista e por vezes é injustamente deixada de lado por aqueles que visitam a região por causa de seu passado nebuloso, ou melhor, poluído.
Hoje, entretanto, o município é referencia mundial em recuperação ambiental, tendo recebido o selo verde da ONU em 1992 e o único município da região a participar do Rio+20 em 2012.
O Parque do Perequê fica no km 04 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, que liga o centro da cidade às indústrias.
Em 1554, Os nossos heróis tupiniquins, “mochileiros” ancestrais, guiaram os exploradores jesuítas “Manoel da Nóbrega” e “José de Anchieta” pela trilha que hoje é conhecida como “Caminho do Padre José de Anchieta”, que cruza os contrafortes da Serra do Mar e adentra a muralha formada por montanhas que dificultava o acesso ao Planalto de “Piratininga” (peixe-seco em tupi-guarani), onde hoje se encontra a atual região central da cidade de “São Paulo”.
A trilha segue nas margens do rio “Perequê” (entrada de peixe em tupi-guarani), um dos mais belos da região, propiciando ao visitante paradas programadas em algumas piscinas naturais durante o percurso.
No total são 5 km de “escalaminhada” (total ida e volta) por entre pedras lisas e alguns murais pedrosos devendo-se prestar muita atenção onde se pisa e onde se agarra.
A primeira cachoeira exuberante com queda de aproximadamente 90 metros de altura não é de difícil acesso, mas a segunda, “Véu de Noiva” exige-se um guia que conheça a trilha, pois o acesso para a segunda cachoeira se dá por um caminho de deslizamento totalmente instável.
Ainda há algumas trilhas que podem acabar confundindo-o na mata. Quem nos guiou e auxiliou a todo o momento foi Leandro Paschoalin que já tem experiência nestas empreitadas e faz visitas corriqueiras ao local “sozinho”. Cachoeira Véu de Noiva é impressionante e imponente, praticamente um paraíso intocável e de difícil acesso.
A escalaminhada da cachoeira Véu de Noiva exige-se muita atenção, pois há um pequeno trecho íngreme e extremamente comprometido por motivo do deslizamento ocorrido em Março de 2013. Neste trecho, se ladeia pelo precipício de 90 metros da primeira cachoeira, cautela e um razoável preparo físico são fundamentais. São 1h e 30min de escalaminhada para se chegar ao objetivo; a exuberante cachoeira Véu de Noiva.

Trajeto total:
Pedal e escalaminhada Grupo:
Leandro Paschoalin, Reis da Selva e Douglas Felipe – (51 km).

Pedal e escalaminhada Solo:
Douglas Felipe – (97,2 Km).

15 commentaren

Douglas Felipe Dias Silva 1-apr-2014

Na ordem da esquerda para direita, eu, Leandro Paschoalin (nosso guia) e Reis da Selva (superação). Muito 10! https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pedal-cachoeira-veu-da-noiva-parque-ecologico-do-pereque-cubatao-trajeto-97-km-30-mar-2014-6469471/photo-3577774

Reis da Selva 1-apr-2014

Cara nunca mais vou com blusa branca...kkk
    Foi Show superação total , agradeço á vc´s pelo grande apoio que me deram , aquela parte de deslisamento coisa de loco.kkkk
    Se fosse fácil não teria graça .... https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pedal-cachoeira-veu-da-noiva-parque-ecologico-do-pereque-cubatao-trajeto-97-km-30-mar-2014-6469471/photo-3577774

• Foto van Leandro Paschoalin

Leandro Paschoalin 1-apr-2014

Lugar Fantástico, Vale muito apena ir!!!!

Ficou show a sinopse do passeio...mas acho que gastamos mais de 2 horas na subida.

Reis da Selva 1-apr-2014

Valeu muuito , totalmente revigorante.....
    Foi uma satisfação ter ido com vocês.

Douglas Felipe Dias Silva 1-apr-2014

Nossa muito bom mesmo... ficará na memória pra sempre esse dia. Ow é mesmo Paschoalin, acho que foram 2h mesmo. Aeee Reis superação!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Reis tá muito engraçada essa foto parece que você caiu umas 20 vezes no barro antes de chegar na cachoeira, deu um drama a mais. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ficou ótimo. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pedal-cachoeira-veu-da-noiva-parque-ecologico-do-pereque-cubatao-trajeto-97-km-30-mar-2014-6469471/photo-3577774

Douglas Felipe Dias Silva 1-apr-2014

Desisto, tentei e tentei muito colocar essas fotos em pé e não consegui. No meu Pc elas estão normais mas aqui no site ficam assim. https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pedal-cachoeira-veu-da-noiva-parque-ecologico-do-pereque-cubatao-trajeto-97-km-30-mar-2014-6469471/photo-3577776

Fica em pé fotooooooooooooo GRRGGGGRRRRRR!!!!1 https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pedal-cachoeira-veu-da-noiva-parque-ecologico-do-pereque-cubatao-trajeto-97-km-30-mar-2014-6469471/photo-3577772

• Foto van MATEUS KBLO

MATEUS KBLO 4-apr-2014

Afff!!! Que lugar incrível!!! Legal sua descrição e as fotos ficaram top, ainda que viradas.... Já segui umas trilhas salvas aqui pelo Leandro, dá pra ver que o cara conhece bem os picos da região. Não nos conhecemos mas até já chegamos a ensaiar um pedal, que não saiu. Tô direto no Guarujá e se tenho tempo levo a magrela. Quem sabe um dia sigo numa expedição dessas com vcs.... Preciso conhecer estas cachoeiras!!! Vlw

Reis da Selva 4-apr-2014

Mateus ,

Quando vim será bem vindo.

Depois add pessoal no Face , é só procurar com os mesmos nomes.

Abraço !!!

Reis da Selva 4-apr-2014

rsrsrs https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/pedal-cachoeira-veu-da-noiva-parque-ecologico-do-pereque-cubatao-trajeto-97-km-30-mar-2014-6469471/photo-3577776

• Foto van Leandro Paschoalin

Leandro Paschoalin 11-apr-2014

Fala Matheus...quando estiver no Guarujá me avisa pra gente marcar um pedal ou uma Caminhada...meu ID é 111*88871 e ou 78210150.Abraço!!!!

• Foto van uzeluiz

uzeluiz 1-nov-2015

Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

show mesmo

• Foto van Guaitolini

Guaitolini 19-nov-2015

Putz, que lugar lindo e tão próximo da gente. Será que consigo? rs. Um dia quero tentar essa trilha. Parabéns.