Coördinaten 94

Geüpload 6 maart 2016

-
-
13 m
0 m
0
2,4
4,8
9,55 km

1905 maal bekeken, 5 maal gedownload

nabij Cibaúma, Rio Grande do Norte (Brazil)

Remada de aproximadamente 10km nas águas do rio Catu.
O rio Catu é um rio brasileiro que banha o litoral leste do estado do Rio Grande do Norte. O Catu nasce nos tabuleiros da Mata do Marfim, município de Canguaretama, e após cruzar a BR-101 passa pelos municípios de Goianinha, Vila Flor e Tibau do Sul, num percurso de aproximadamente trinta quilômetros, desaguando finalmente na praia de Sibaúma (Tibau do Sul). Ainda hoje na sua foz costuma eventualmente aparecer algum peixe-boi marinho.
No passado, suas margens eram cobertas de Mata Atlântica, que foi durante séculos substituída por canaviais ou pela agricultura de subsistência. Próximo à margem direita do rio, no município de Canguaretama, à altura do quilômetro 158 da BR-101, localiza-se a gruta "do Bode", ou "dos Sete Buracos", formada por uma rede de subterrâneos e respiradouros. O termo Catu significa "[de água] boa" em língua tupi. Fonte: Wikipedia
A remada aqui proposta começa no Sítio Verde, na margem direita do rio, município de Vila Flor/RN. Dependendo da época do ano, consegue-se remontar um percurso maior ou menor do rio. Nesta trilha, marcamos um ponto de chegada a cerca de 3km a monte do ponto de partida.
O panorama dominante nesta primeira parte da remada é a mata atlântica, ainda exuberante nas encostas perto das margens do rio.
Procedendo em silencio, será possível avistar muitas espécies de aves típicas da região, e, com um pouco de atenção e muita sorte, alguma raposa e pequenos jacarés.
Quando ficar difícil seguir à frente, começa-se a descida do pequeno rio potiguar. Na margem esquerda do rio, uma grande arvore, bem na beirada, oferece uma boa sombra para uma pausa, com direito a lanche e banho de rio.
A cerca de um quilometro abaixo, sempre na margem esquerda do rio, encontra-se um rancho de pescadores, que merece uma parada para visitar o local e tirar algumas fotos.
Passado o Sítio Verde, onde começou a remada, o panorama começa a mudar um pouco, alternando-se terrenos alagadiços, criadouros de camarão, vegetação do mangue e, enfim as dunas de areia da praia de Sibaúma, na barra do rio Catú, encontro das águas doces com a salgada do oceano.
afmeren punt

Sítio Verde

Ponto de partida desta atividade. À beira do Rio Catú, no território do município de Vila Flor/RN
Kruispunt

Foz do rio Galhardo

Foz do rio Galhardo, afluente do Catú. Seguir à esquerda.
Rivier

Rio Catú

Rio Catú - RN
Vogelen spot

Arvore à beira-rio

Grande arvore à beira-rio, com possibilidade de armar duas redes. Tem pedras já dispostas para acender um fogo, se quiser fazer um café, ou cozinhar. Lugar perfeito para birdwatching, observação de aves
shelter

Rancho de pescadores

Rancho de pescadores à beira do rio; local onde os pescadores guardam seus apetrechos de pesca e consertam suas canoas. Não é uma casa, mas tem uma ampla varanda onde armar umas redes para descansar o dormir. Se for dormir no local, é bom avisar os pescadores antes... se for só arranchar por um almoço, nem precisa
Strand

Prainha de areia

Prainha de areia, boa para uma pausa
Brug

Ponte sobre o rio Catú

Ponte de madeira sobre o rio Catú. Cuidado ao passar por baixo dele; não é muito alto
Rivier

Barra do rio Catú

Encontros das águas do rio Catú com o oceano.
Strand

Praia de Sibaúma

Praia de Sibaúma, município de Tibau do Sul
afmeren punt

Porto de Sibaúma

Commentaar