Tijd  10 uur 42 minuten

Coördinaten 2337

Geüpload 20 augustus 2016

Uitgevoerd augustus 2016

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
2.288 m
225 m
0
4,1
8,2
16,38 km

5683 maal bekeken, 174 maal gedownload

nabij Bulnes, Asturias (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"
"El Anillo de Picos" é uma grande rota circular de nove dias pelos três maciços que compõem o Parque Nacional dos Picos da Europa.
Existem, oficialmente, três modalidades, a primeira delas, de dificuldade média, é conhecida como “El Anillo Vindio” que percorre o maciço Ocidental, a segunda, com dificuldade alta, “El Anillo Extrem” que percorre o maciço Ocidental e Central e por último, com dificuldade muito alta, “El Anillo Três Macizoz” que percorre os três maciços dos picos. A vantagem do Anillo é que não é obrigatório começar em nenhum sítio concreto, pode-se começar em qualquer ponto de acesso ao trilho e percorrer na direção que se preferir. Por recomendação dos próprios guardas dos refúgios é preferível começar pelo maciço ocidental ou pelo oriental, se se deseja fazer “El Anillo Três Macizos”, uma vez que ambos são tecnicamente mais suaves e perfeitos para se prepararem para a hora de fazer o maciço central, tecnicamente mais difícil e exigente!
Em 2015 fizemos o Anillo Vindio, este ano optamos por “criar” o nosso Anillo, fizemos o maciço oriental e central, percorrendo cerca de 90kms em cinco dias. Com início em Fuente Dé (El Cable) seguimos o traçado oficial do Anillo (no sentido contrário aos ponteiros do relógio), excepto na etapa que optamos por passar por Bulnes e Poncebos, fazendo a Ruta de Cares completa. Pernoita e/ou passagem nos refúgios Casetón de Andara (1725m), Tenerosa (1300m), Vega de Urriellu (1960m), Jou de Los Cabrones (2034m), Garganta Del Cares - hostal (183m), Collado Jermoso (2064m) e Cabaña Verónica (2325m). O Anillo dos Picos Oriental e Central tem tanto de exigente como de difícil, quer fisicamente, quer tecnicamente, mas recompensado por magníficas paisagens e experiências proporcionadas pelo ambiente de alta montanha.

1ª Etapa: Fuente Dé (El Cable) – Casetón de Andara
2ª Etapa: Casetón de Andara – Vega de Urriellu
3ª Etapa: Vega de Urriellu – Poncebos
4ª Etapa: Poncebos – Collado Jermoso
5ª Etapa: Collado Jermoso – El Cable (Fuente Dé)

Trilha completa: El Anillo de Picos en cinco etapas (Macizoz Oriental y Central)

3ª ETAPA: VEGA DE URRIELLU – PONCEBOS

Realização: 15 Agosto 2016
Pernoita: Hotel Garganta del Cares (183m)
Percurso: Vega de Urriellu (Naranjo de Bulnes) – Paso de Los Cazadores – Corona del Raso – Horcada de La Arenera – Jou de Cabrones – Collado de Amuesa – Canal de Amuesa – Bulnes de Arriba (El Castillo) – Bulnes (La Villa) – Canal del Tejo – Poncebos

O Refúgio de Vega de Urriellu situa-se em pleno coração do Parque Nacional dos Picos da Europa a 1960 metros de altitude, concretamente no maciço central, a dois passos do mítico “Pico Urriellu”, também conhecido como “Naranjo de Bulnes”, encontra-se no concelho de Cabrales, famoso pelo seu queijo e pelas suas montanhas, no Principado das Asturias a apenas 20 quilómetros do Mar Cantábrico. O refúgio é o sítio ideal para “base” à escalada do mítico Naranjo de Bulnes (Pico Urriellu), mas também para a ascensão a Torrecerredo (tecto dos Picos da Europa) e para pernoitar, como nós, durante um trekking pelo maciço central do Parque Nacional dos Picos da Europa.
A noite foi retemperadora, pouco depois do pequeno almoço, iniciamos a jornada, deixando para trás o refúgio situado aos pés da face oeste do majestoso e impressionante Pico Urriellu, seguimos em direção a Jou de Cabrones pelo Paso de Los Cazadores para subir à Corona del Raso e Horcada de La Arenera e continuar até ao Refúgio de Jou de Cabrones. Neste troço desde Vega de Urriellu até Jou de Cabrones as subidas e descidas são muitas, em algumas recorreu-se a práticas de escalada. O enquadramento do refúgio, visto do alto, é espetacular… aproveitamos a mesa exterior ao refúgio para o reforço da manhã e depois da foto da “praxe” seguimos pela Cuesta del Trabe em direção ao Collado de Amuesa. Uma vez mais com recurso a práticas de escalada, nos pontos mais sensíveis, existe corda na rocha o que facilita a progressão, troço perigoso para se realizar em tempo de chuva… tivemos alguma sorte, a chuva e granizo apareceu depois de terminarmos este troço e por pouco tempo! Chegados ao Collado de Amuesa, viramos à direita para baixar a Bulnes pelo Canal de Amuesa, descida muito íngreme e perigosa pelas condições, provocadas pela chuva, no caminho de pé posto de terra lamacenta, pedras escorregadias e para o final gravilha. São mais de 300 metros de desnível para descer num quilómetro. Depois de superada a descida seguimos o trilho até Bulnes de Arriba (El Castillo), aqui optamos por deixar o traçado do “Anillo de Picos” e virar à direita, atravessar a localidade e seguindo o caminho cimentado descemos a Bulnes (La Villa). Paragem para uma “Botella”, presunto entre outros acepipes, recuperar forças nas águas do Rio Tejo, vaguear pelas estreitas ruas e algumas fotos depois retomamos o caminho pelo Canal del Tejo até Poncebos. Troço muito frequentado por turistas, foi um agradável “passeio” depois da dureza do restante percurso, chegamos à ponte sobre o Rio Cares, Puente de La Jaya, subimos à estrada alcatroada e fizemos um desvio à direita seguindo a estrada até ao Hotel Garganta del Cares, local onde pernoitamos. Local agradável onde fomos bem recebidos, o jantar foi bastante farto, entre fabada e outras especialidades ficamos empanturrados!
Waypoint

3ª ETAPA: VEGA DE URRIELLU – PONCEBOS

Waypoint

PASO DE LOS CAZADORES

Waypoint

HORCADA ARENERA

Waypoint

REFÚGIO DE LOS CABRONES

Waypoint

COLLADO DE AMUESA

Waypoint

FUENTE EL TORNU

Waypoint

BULNES DE ARRIBA (EL CASTILLO)

Waypoint

BULNES (LA VILLA)

Waypoint

PUENTE COLINES

Waypoint

CANAL DEL TEJO

Waypoint

PUENTE DEL ZARDO

Waypoint

PUENTE DE LA JAYA

Waypoint

HOTEL GARGANTA DEL CARES

3 commentaren

  • Foto van fernandapacheco

    fernandapacheco 22-aug-2016

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Etapa com algumas trepadas, mas calmamente ultrapassadas. Refúgio de Los Cabrones idílico. Canal de Amuesa, descida muito íngreme e perigosa para Bulnes. Vale a pena visitar Bulnes La Villa.

  • PicosAlpinos 22-aug-2016

    Excelente descrição de um trilho que nos deixa um desejo enorme de ir e apreciar. Muito bom trabalho mais uma vez.
    Obrigado pela partilha.

  • DiogoHiker 4-nov-2017

    Obrigado pela partilha