Moving time  3 uur 16 minuten

Tijd  7 uur 11 minuten

Coördinaten 4922

Geüpload 16 februari 2019

Uitgevoerd februari 2019

-
-
573 m
-32 m
0
12
23
46,03 km

159 maal bekeken, 8 maal gedownload

nabij Mocotó, Rio de Janeiro (Brazil)

Uma das melhores trilhas da região, dentro do Parque do Desengano com ríquissima fauna e flora possui uma beleza cênica diferenciada para as mais belas montanhas do Norte do Estado do Rio, como a Serra das Cinco Pontas, Serra do Pilar, Pedra Mata Cavalo e Montanha Encantada. O tracklog, se inicia na BR 101, precisamente no KM 101 onde existe um retorno que deve ser usado para quem vem do Sul do Estado, do Grande Rio ou da Região dos Lagos. Neste ponto existe um viaduto que será utilizado para o retorno, depois do retorno no KM 108, entra-se a direita em uma estrada de chão que tem 24 km até o início da trilha, deve-se pedir autorização, na casa próxima ao estacionamento, na volta pelo lado direito do Rio Mocotó, se passa dentro dessa propriedade. Uma trilha na medida certa, fácil, bem marcada com aproximadamente 10 km ida e volta e alguns obstáculos nas travessias do Rio Mocotó. Logo no inicio temos uma ponte pênsil que balança muito e não está em um dos melhores estados, se tiver receio, vá pelo leito do Rio. A trilha que marcamos na ida vai pela margem esquerda do Rio Mocotó, onde o percurso é praticamente todo dentro da mata, com passáros, bromélias, árvores de grande porte e alguns riachos. No final dois grandes prêmios especiais, a Cachoeira Tombo D'Água e Maracanã, estão entre as mais belas do Estado. Com cerca de 80 metros de queda, a Cachoeira Tombo d’Água impressiona pela imponente queda e grande beleza, tomar uma ducha embaixo da sua última queda é imperdível. A Cachoeira Maracanã, com cerca de 5 metros de altura, forma uma piscina natural propícia para banho, tendo formação curiosa, como um anfiteatro, contendo em volta estruturas geológicas que lembram claramente as arquibancadas de um estádio, o que remete ao monumental estádio do Maracanã. As duas cachoeiras estão muito próximas, com menos de 10 minutos de caminhada entre os dois atrativos. A volta é pela margem direita do Rio Mocotó em uma antiga estrada, neste caminho a visão para as montanhas do Parque e para o vale do Rio Mocotó é sensacional.
O Parque Estadual do Desengano é a mais antiga Unidade de Conservação estadual e constitui o último remanescente florestal contínuo de expressiva extensão do Norte Fluminense. Abrange os municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis. A trilha marcada aqui está toda dentro do Município de Campos dos Goytacazes.
foto

Trevo km 101

foto

Direita

foto

Foto

foto

Foto

foto

Direita

foto

Foto

foto

Esquerda

foto

Direita

foto

Entrada

foto

Estacionamento

foto

Foto

foto

Ponte

foto

Foto

foto

Porteira

foto

Trilha

foto

Porteira 2

foto

Laje

foto

Taioba gigante

foto

Bambu

foto

Foto

foto

Agua

foto

Agua 2

foto

Foto

Rio
foto

Foto

foto

Casa

foto

Foto

foto

Abrigo

foto

Rio

foto

Foto

foto

Bambu

foto

Direita tombo dagua esq Maracana

foto

Rio

foto

Tombo d'água

foto

Casa

foto

Tombo d'água

foto

Pedra

foto

Maracanã

foto

Poço Maracanã

foto

Maracanã poço .

foto

Porteira

foto

Esq cachoeira campista

foto

Ca

Cachoeira Campista
foto

Cachoeira campista

shelter

Abrigo

foto

Marcação

foto

Foto

foto

Foto

foto

Foto

foto

Foto

foto

Foto

1 reactie

  • Foto van Luís Eduardo (Caôca)

    Luís Eduardo (Caôca) 18-apr-2019

    Na minha opinião esta trilha, entre as que conheço, está entre as melhores do Norte do Estado do Rio de Janeiro, por algumas razões. Está dentro de um dos Parque Estaduais menos conhecidos e mais preservados do Estado do Rio, no trecho inicial pelo lado esquerdo do Rio Mocotó atravessa uma mata atlância exuberante,no final temos duas das mais belas Cachoeiras do Estado, sendo a Tombo Dágua ideal para se tomar banho em baixo da queda e a Maracanã ideal para se nadar, todas duas com água puríssima vindo diretamente do alto das montanhas do Parque do Desengano, um luxo. Em ambas cachoeiras tem muito lugar para se pegar sol e descansar. No retorno pelo lado direito do Rio Mocotó, a trilha é mais elevada, não se tem a mata mas se tem uma vista espetacular para as montanhas do Parque do Desengano e para o vale do Rio Mocotó. Sem dúvidas uma trilha para estar entre as melhores da região, vale muito a pena conhecer este paraíso.