Tijd  4 uur 53 minuten

• Omgeving

2,8
5,6

nabij Ushuaia, Tierra del Fuego (Argentina)

A Laguna Esmeralda em Ushuaia é um lugar que sempre vale a pena ser visitada. Essa é a segunda vez que visito. Desta vez aproveitei e curti os caminhos nos bosques (1º e 2º), curti a lama no caminho, curti caminhar no turbal (1º e 2º) tendo a sensação de estar caminhando sobre esponjas. Se fizer esta trilha, não fique ansioso para chegar na Laguna, que é linda, mas desfrute de toda a paisagem na ida e na volta. A trilha de ida é muito bem sinalizada com marcações azuis. Na volta fizemos um caminho diferente seguindo na margem do rio até entrar no bosque. A trilha é bem pouco caminhada, mas não é dificil de segui-la. Após descer a encosta dentro do bosque, se chega ao turbal, e ai a caminhada segue pela Pista de Esqui de Fundo. No caminho há várias castoreiras represando a agua esmeralda do lago. No final retorna-se a trilha principal.
OBS: não é necessário ir até a vila dos Lobos para pagar ingresso. Inicie a trilha na Ruta 3.
parkeren

Parking na Ruta 3

Inicie a trilha neste ponto. Não é necessário ir até a vila do Lobos para iniciar a trilha
Informatie

Informações

Bosque

Neste trecho você pode encontrar muita lama. Vá com botas a prova dágua.

Trilha

Observe árvores cortadas ou alagadas pelos Castores.

Castoreira

Este é o resultado do "trabalho" dos castores. Ao construir as represas, alagam grandes áreas. Aqui em Ushuaia o resultado é a morte das árvores como você pode ver nestas fotos.
Informatie

Fim do 1º Bosque

Neste ponto acaba o 1º bosque. Observe a sua frente o turbal.

Castoreira

Ponte sobre o riacho

Bosque

O segundo bosque está mais preservado. Se você achou que antes tinha lama, se prepare pois agora é lama.

Fim do 2º bosque

Fim do 2º bosque, começa o 2° turbal. Como está muito andado, parece lama, mas é o turbal desmanchado pelas botas. Ai debaixo tem mais 1 metro de "esponja".

Rio Esmeralda

Laguna Esmeralda

Chegada a Laguna Esmeralda. Curta muito este momento. Este lugar é lindo.

Olhando em volta

Contorno da Laguna Esmeralda

Começando a contornar a Laguna. Castores novamente "trabalhando". Observe árvores de até 40 cm de diâmetro derrubadas por eles.

Precisa atravessar este pequeno riacho.

Contorno da Laguna Esmeralda

Caminho de retorno alternativo

Esse caminho é pouco andado, mas é muito mais preservado que o de ida.

Onde continua o caminho? É preciso procurar...

Rio Esmeralda

Não atravesse esse rio. O seu destino final fica do lado de cá.
Brug

Ponte sobre o rio Esmeralda

Essa ponte sobre o rio você também não deve passar.

Pista de Esqui de Fundo

Pista Provincial de Esquí de Fondo (PIPEF) . Essa pista é ótima para caminha no verão. Basta seguir as marcações por um tempo. No inverno... não conheço, tem 22 km.

Castoreiras

13 commentaren

• Foto van Regina Mascarello

Regina Mascarello 23-mrt-2017

Por donde se ingrsa al sendero de la laguna esmeralda https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/contorno-da-laguna-esmeralda-16213130#wp-16213131/photo-10196393

mmoecke 23-mrt-2017

Boa tarde Regina.

Você pode ver o ponte de ingresso na trilha (sendero) no mapa que postei. Fica a esquerda da Ruta 3 vindo de Ushuaia, alguns metros antes do Valle dos Lobos. É muito fácil de achar. Use o google maps para ir até o Valle dos Lobos e pare um pouco antes.

• Foto van Regina Mascarello

Regina Mascarello 24-mrt-2017

Gracias https://pt.wikiloc.com/trilhas-outdoor/contorno-da-laguna-esmeralda-16213130#wp-16213131/photo-10196393

• edi64 4-apr-2017

Como Faço para importar as trilhas para o meu Smartphone androide. Obrigado Edivaldo

mmoecke 5-apr-2017

A principio precisa baixar o APP do Wikiloc e pagar uma taxa mensal ou anual para baixar qualquer trilha. Sem pagar só tinha acesso as minhas próprias trilhas. Eu pago U$3 anual e considero que o serviço me atende muito bem, pois além do percurso da triha ainda posso ver o perfil do terreno e fotos que ajudam na localização.

Mas se quiser podes usar um outro software de GPS. Neste caso precisas baixar a trilha em kml, gpx e transformar em outros formatos para carregar no APP de GPS para android.

• Foto van marcos.kreisig

marcos.kreisig 8-nov-2017

Olá! É tranquilo fazer a trilha sozinho, sem agência. Estive vendo os preços, e não sai por menos de 280,00/pessoa. Outra coisa: o wikiloc, no android, se baixar a trilha, ele funciona bem lá, mesmo que não haja sinal de antenas/ Obrigado e Abraço.

mmoecke 9-nov-2017

OLÁ xara. Mesmo sem ter a trilha baixada, é facil de seguí-la. ela é muito bem marcada. Não há como se perder. Mas se baixar no wikilocs, melhor ainda. Vai sossegado xara..

• Foto van Leonardo da Luz

Leonardo da Luz 16-jun-2018

É possível fazer essa trilha de bike?

mmoecke 23-sep-2018

De bike não dá não. Essa trilha é para ir curtindo o caminho.

• ale.miranda_2196 23-jan-2019

Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

Primera vez que fui me quede maravillada con los paisajes, los cominos muy bien señalizados, en la parte final hay zonas complicadas de turba para lo que se necesitan buenos zapatos o equilibrio, pero una vez que llegas a la laguna esta para quedarse horas y horas tomando mates y charlando. Estoy segura que voy a volver

• Pablo Victor Costa 5-feb-2019

@mmoecke muito obrigado pelo seu compartilhamento! Estou procurando um tracklog para ir ao Glaciar Ojo. Você aconselha?
    Outra coisa: estou na dúvida se compra um GPS do tipo Garmin Etrex 10, ou se pago o serviço do Wikiloc para usar com o celular. O que você aconselha, de acordo com a sua experiência?
    Os serviços de GPS estão cada vez melhores nos celulares, e eu não conheço a fundo o que um aparelho GPS profissional pode fazer

mmoecke 5-feb-2019

Boa noite. Tenho um gps gmaps da garmim que comprei a mais de 10 anos. Ele é ótimo pois tem antena com excelente recepção de sinais mesmo em condições de mata fechada. No entanto, normalmente uso o wikilocs com os mapas dos relevos e trilhas pois é mais simples de seguir e compartilhar. Se fosse hoje não compraria mais um gps exclusivo. Os gps de celular atenden muito bem as minhas necessidades.
    Para suprir a alimentação do celular em trilhas longas uso o modo avião e um powerbank.

Detalhe o celular deve ter GPS e não apenas A-GPS.
    Apesar de se falar normalmente em GPS o correto é GNSS.

• Pablo Victor Costa 5-feb-2019

mmoecke Muito obrigado pela sua opinião! Eu também penso o mesmo, acho que hoje em dia os celulares estão atendendo bem a esse tipo de demanda. Boas trilhas!