← Een deel van Exploração da trilha para o Pico Itapiroca com campo base no topo Piolhos

 
-
-
1.629 m
973 m
0
1,6
3,2
6,35 km

2172 maal bekeken, 49 maal gedownload

nabij Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

For english please scroll down all the way to the end.

Localização: Serra do Ibitiraquire.
Melhor época para fazer a trilha: de abril a agosto.

Resumo da trilha: Essa trilha começa no mirante do topo Piolhos subindo, passando pela bifurcação Pico Paraná / Caratuva, vai quase até a bifurcação do Pico Paraná / Itapiroca e retorna até Fazenda Pico Paraná.

Para ver a trilha que vai até o cume do Pico Itapiroca clique aqui.

Ponto relevantes / waypoints: Pedra do Grito, Lago Morto e alguns mirantes com vista para represa do Capivari, cidade de Curitiba e Serras.

Essa trilha faz parte de um grupo de duas trilhas chamado: Exploração da trilha para o Pico Itapiroca com campo base no topo Piolhos. Para a trilha que parte da Fazenda Pico Paraná e vai até a área de camping do topo Piolhos antes de voltar ao mirante do topo Piolhos por favor click aqui ou clique no link desse grupo de duas trilhas no topo dessa pagina para ver as duas juntas (loop completo).

Essa trilha dá acesso a muitos Picos da região ela passa por uma bifurcação com placas para Pico Paraná / Caratuva. clique aqui para ver o marco e foto dela). Quem estiver subindo e tomar a trilha da esquerda irá aos Picos Caratuva, Taipabuçu (Taipa), Ferraria e Ferreiro quem tomar a trilha da direita irá ao Pico Paraná, Itapiroca, Cerro Verde, Tucum, Camapuã, Luar, Ciririca, Camelos, Tupipiá, União, Ibitirati, Agudos da Lontra, Cotia e Cuíca permitindo assim travessias para Estrada da Graciosa e Fazenda da Bolinha.

Ventos prevalentes de Agosto a Fevereiro; Oeste.


Médias da precipitação na região por mês:



Médias das temperaturas altas e baixas na região por mês:



Em caso de emergência: No A1 e nos cumes do Picos itapiroca, Taipabuçu e Caratuva há sinal de celular e 3G é possível enviar mensagens de texto e ate mesmo de whatApp, logicamente que isso pode ser influenciado por fatores climáticos. Ligue 193 ou (41) 3226-7685 (numero direto) para chamar o Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado do Paraná (GOST).


Se testemunhar crime ambiental por favor faça a denúncia junto ao Instituto Ambiental do Paraná IAP.


Relato do mapeamento dessa trilha: Havíamos acampado no topo Piolhos acordamos e tentamos ir ao Pico Itapiroca mas devido ao tempo limitado e clima retornamos antes de chegar a encruzilhada PP-Itapiroca. Já tínhamos passado da encruzilhada Caratuva-PP e também da bica concretada e da escadinha. Tempestade elétrica se aproximando com chuvas torrenciais nos forçou a retornar antes decpodermos conquistar o Pico Itapiroca.

Parte do mapeamento da trilha parece que perambulamos entretanto não foi esse caso. A tecnologia de mapeamento tem um certo fator de erro e esses zigzags pequenos que se vê no percurso da trilha são criado por esse fator de erro.

Obrigado por visualizar o meu mapeamento da trilha espero que tenha gostado e que seja muito util a você. Desde já agradeço se você puder avaliar essa trilha com comentários, criticas construtivas e nos informando se você já fez essa trilha e se fez o download dela ou não. Caso tenha informações história que possa acrescentar seria ótimo.


Estou constantemente aprimorando minhas trilhas com textos, fotos e videos a medida que acumulo esse conhecimento e tiver tempo. Retorne frequentemente para ver essas atualizações. Caso queria mais detalhes sobre alguma parte da trilha me envie uma mensagem ou um comentário.


This trail begin at an old farm called Fazenda Pico Paraná it is an access trail to several summits located in the Ibitiraquire Mountain range in the state of Paraná, Brazil (Peaks Caratuva, Itapiroca,Taipabuçu AKA Taipa, Ferraria, Ferreiro, Cerro Verde, Luar Tucum, Camapuã, Paraná, Tupipiá, União, Ibitirati, Camelos, Ciririca, Agudos da Lontra, Cotia, & Cuíca). This trail end at the top of Piolhos. It is a short easy trail well marked and well worn. Erosion is an issue.

Prevailing winds from August to February; West.

1 reactie

  • Foto van gvogetta

    gvogetta 23-jan-2017

    Crítica construtiva.
    Ficou sem sentido. A trilha é pro Itapiroca, mas começa no meio do caminho, não vai ao cume do Itapiroca e volta para a fazenda...

    Primeiro: a trilha principal é a trilha que leva ao Pico Paraná, principal e mais desejada montanha da região. Todas as demais trilhas (partindo da Fazenda Pico Paraná) são derivações desta trilha principal. Então sugiro considerar no seu projeto de mapeamento, centrar tudo neste tronco principal.

    Bons ventos!