Tijd  9 uur 14 minuten

Coördinaten 1814

Geüpload 22 juni 2017

Uitgevoerd juni 2017

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
1.848 m
967 m
0
6,3
13
25,29 km

713 maal bekeken, 25 maal gedownload

nabij Hedroso, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

A GR-84, também conhecida como Montaña de Sanabria, é uma Grande Rota circular com pouco mais de 80kms, que foi projetada em 2007 pela Fundación Patrimonio Natural y la Red de Espacios Naturales da Junta de Castilla y León.
A entidade promotora propõe a sua realização em 6 etapas, nós dividimos em três etapas… Um belo treino físico para o Tour de Mont Blanc que se aproxima. Antes de mais queremos salientar o facto de classificar-mos de “DIFÍCIL” para ser realizado em três dias e “MUITO DIFÍCIL” para ser realizado em autonomia durante três dias com temperaturas próximas dos 30ºC como foi o caso. Tenham isso em atenção, porque em certas alturas do ano com pessoal inexperiente ou menos preparado fisicamente pode tornar-se uma atividade muito penosa… Mesmo assim e como já somos batidos nisto :-), lá fomos nós, como manda a regra em autonomia, aproveitando os refúgios sem guarda do parque para pernoitar. Os refúgios estão em boas condições para pernoitar, apenas é necessário fazer uma breve limpeza antes de nos instalarmos devido à sua fraca utilização.
A GR está toda sinalizada, porém em dois pontos, achamos que pode levar a enganos, deixamos aqui a chamada de atenção e sinalizamos na trilha postada. Há muitas fontes, mas dependendo da época do ano podem estar sem água, nós abastecemos nas localidades e nos refúgios de Laguna de Yeguas, Vega de Conde, Valdespino, Campo Laiol, Marmolín e Sierra de Sotillo.

1ª ETAPA: CASA DEL PARQUE - REFÚGIO DE VEGA DE CONDE
2ª ETAPA: REFÚGIO DE VEGA DE CONDE - REFÚGIO DE CAMPO LAIOL
TRILHA COMPLETA: GR-84 MONTAÑA DE SANABRIA EM TRÊS ETAPAS

3ª ETAPA: REFÚGIO CAMPO LAIOL - CASA DEL PARQUE

Hoje é a última etapa desta GR-84, saímos do refúgio de Campo de laiol (1810m) ao amanhecer e seguimos subindo para o pico de Valdecasares (1845m). Agora caminhamos por estradão, ao nosso lado direito novo refúgio, um pouco mais acima, junto ao desvio para a Fuente de La Sierra de Aciberos, alertamos que a sinalética pode passar despercebida, temos de deixar o estradão e virar à esquerda por caminho inicialmente pouco definido por rodados de todo-o-terreno. Continuamos, à nossa esquerda vê-mos uma grande lagoa pouco depois estamos num “colado” (1827m) onde viramos novamente à esquerda em direção ao refúgio de Marmolín. Agora a descer até ao fundo do vale onde atravessamos o Arroyo de Marmolín por uma ponte de madeira e viramos à esquerda e voltamos a subir até ao Alto da Pedriña (1761m). A partir daqui começamos a descer, passando por várias lagoas, chegamos à Majada e Fuente de Los Galegos, local escolhido para o reforço da manhã. Um pouco mais abaixo temos o desvio (1kms) para o Refúgio de La Sierra de Sotillo. Nós continuamos o itinerário principal da GR-84, já num estradão empedrado voltamos a ter dificuldades de sinalização e passamos o local de viragem à direita em direção ao bosque que nos leva à Laguna de Carros. Erro detectado e lá voltamos para trás até ao poste informativo para seguir pelo bosque… Contorna-mos a lagoa e seguimos pelo caminho debaixo do pico Burela até um colado (1320m) onde seguimos descendo entre verdes campos até voltar a entrar num bosque até ao miradouro de Sotillo, local com bonitas panorâmicas sobre o vale e a aldeia. Continuamos a descer ziguezagueando até Sotillo (1040m) onde aproveitamos o bar local para o almoço da jornada. Depois de uma longa pausa, devido ao forte calor do dia, seguimos caminho até ao “Pueblo” de Limianos de Sanabria e daqui por entre bonitos bosques até ao “Pueblo” seguinte, Quintana de Sanabria. Atravessamos o povoado e seguimos caminho para aquele que antecede a Casa del Parque, “Pueblo” de Rabanillo (977m). Agora separam-nos algumas centenas de metros do término desta GR, seguimos pela estrada até à Casa del Parque (920m) onde terminamos esta aventura de três dias pela Montanha da Sanabria.



FICHA TÉCNICA
Dia 17 de junho 2017
Etapa 3: Refúgio Campo Laiol-Valdecasares-Marmolín-Alto da Pedriña-Majada de Los Galegos-Laguna de Carros-Sotillo-Limianos de Sanabria-Quintana de Sanabria-Rabanillo-Casa del Parque
Distancia: 25,3 km
Marcha efetiva: 6:15 horas
Desnível acumulado: Subida 431 m | Descida 1244 m
Waypoint

3ª ETAPA: REFÚGIO CAMPO LAIOL - CASA DEL PARQUE

Waypoint

VIRAR ESQUERDA

Waypoint

REFÚGIO DEL MARMOLÍN

Waypoint

PUENTE DEL MARMOLÍN

Waypoint

PANORAMA EMBALSE DE PUENTE DE PORTO

Waypoint

ALTO DE LA PEDRIÑA

Waypoint

FUENTE DE LOS GALEGOS

Waypoint

DESVIO REF. SOTILLO

Waypoint

LAGUNA DE CARROS

Waypoint

ALERTA VIRAR DIREITA

Waypoint

MIRADOR DE SOTILLO

Waypoint

SOTILLO

Waypoint

ERMITA DEL ST CRISTO

Waypoint

QUINTANA DE SANABRIA

Waypoint

RABANILLO

Waypoint

CASA DEL PARQUE

2 commentaren

  • DiogoHiker 22-jun-2017

    Já está nos meus favoritos.
    Obrigado pela partilha.

  • PicosAlpinos 22-jun-2017

    A GR-84 da Montanha da Sanabria permite vivenciar o contacto com a natureza, desfrutar dos valores ambientais do Parque Natural del Lago de Sanabria y Alrededores e conhecer as pequenas localidades por onde passa o percurso.
    Obrigado pela partilha.