Tijd  één uur 18 minuten

Coördinaten 670

Geüpload 1 februari 2019

Uitgevoerd januari 2019

-
-
1.362 m
1.019 m
0
4,1
8,2
16,36 km

62 maal bekeken, 2 maal gedownload

nabij Itacambira, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto misto desde o centro de Itacambira até a Cachoeira do Curiango. A primeira parte do percurso pode ser feita de carro ou moto, o trecho final é feito a pé.

COMO CHEGAR:

Itacambira é um município na região norte de Minas Gerais, localizado no topo da Serra do Espinhaço. Dista 98km de Montes Claros, a principal cidade da região, acesso totalmente asfaltado. Em relação à Belo Horizonte, Itacambira está a 460km, acesso mais curto, que possui um trecho de 13km em estrada de terra, entre Guaraciama e Pau d'Óleo (Juramento).

A TRILHA:

Saindo do centro de Itacambira, segue-se no sentido Montes Claros por aproximadamente 3.5km, até o ponto onde há algumas antenas, no alto da serra. Após entrar na estrada de terra à esquerda, basta seguir por ela por pouco menos de 11km até o ponto de "estacionamento", onde também funciona um bar. A estrada está em condições medianas, com trechos bons e outros irregulares, com alguns buracos e costelas de vaca. Carros cheios e/ou baixos podem raspar o fundo em alguns pontos, demandando cuidado do motorista.

A área de "estacionamento" é um campo bem amplo, onde também funciona um bar. A trilha segue ao "fundo", do lado oposto ao qual se chega no local. O caminho é bem demarcado e a trilha é bem ampla, com poucos obstáculos. Já próximo ao poço da cachoeira há uma descida moderada e um curto trecho entre as rochas do leito.

Saindo do estacionamento, a trilha passa ao lado do Córrego Atoleiro e se afasta, tomando o rumo de uma área de nascente, um atoleiro do Córrego da Lagoinha. A trilha segue em nível, com alguns trechos sombreados e vai se reaproximando do Ribeirão da Dona. Antes de chegar ao poço da cachoeira, há algumas bifurcações que levam ao leito do rio, em pontos anteriores à cachoeira.

O poço é grande, não muito profundo e ótimo para banho. Em alguns pontos é possível ficar em pé debaixo da queda para tomar uma ducha.

OBSERVAÇÕES:

- Trilha de baixa dificuldade, são pouquíssimos os obstáculos e a caminhada é curta, com aproximadamente 2km (30 minutos). O acesso à cachoeira é livre e gratuito.

- Devido à facilidade de acesso, é um local que pode ser muito movimentado aos fins de semana e feriados na região, principalmente no verão.

- Há uma pequena infraestrutura logo na chegada, onde, aparentemente, funciona um bar. No restante da trilha não há qualquer tipo de comércio, sendo necessário levar água e lanche se quiser passar o dia na cachoeira.

- Não foi checado se o local possui sinal de telefonia móvel.
Estacionamento

Commentaar