Tijd  één uur 44 minuten

Coördinaten 44

Geüpload 30 juli 2017

Uitgevoerd juli 2017

-
-
9 m
0 m
0
1,4
2,7
5,43 km

709 maal bekeken, 4 maal gedownload

nabij Lagoinha, Santa Catarina (Brazil)

Caminhada feita pelas praias da Lagoinha e Ponta das canas, com exploração dos costões das praias e adentramento no manguezal de Ponta das canas. São praias na Ponta Norte da ilha de Florianópolis. Praias de águas muito limpas, areia Branca e fina e mar calmo. Costões bonitos e com visual incrível. Na praia da Lagoinha Vista das ilhas deserta, Arvoredo e galés, além de parte do continente de Santa Catarina, principalmente o município de Governador Celso Ramos. Na praia de Ponta das canas, avistamento de outras praias, como de Cachoeira do bom Jesus e Canasvieiras, além das Ilhas do francês e Anhatomirim, e parte do continente catarinense. O manguezal de Ponta das canas é separado da praia por canal, que liga o mar a um estuário. Observação de aves marinhas e outros animais. Este canal, muitas vezes se torna impossível de atravessar, devido à forte correnteza e profundidade.
Ondas fraquinhas, águas claras e limpas, bons serviços. Não é à toa que a Praia da Lagoinha, a 33Km ao norte de Florianópolis, fica tão cheia na alta temporada. Mas se na areia chega a ser difícil conseguir lugar no verão – afinal são apenas 760 metros de extensão – o mar de temperatura morna é um convite irresistível. Em compensação, na baixa temporada fica praticamente deserta, apenas com os poucos moradores. A Praia da Lagoinha é ideal para quem quer sossego, descansar longe do burburinho do turismo de massa e relaxar em meio à natureza estonteante. Protegida por costões em toda a sua extensão, ela tem a forma de um semicírculo e a profundidade do mar vai aumentando lentamente. Apesar da fama de paraíso e da boa procura por turistas, os serviços são raros e para quem precisa de comércio farto o jeito é ir a Ponta das Canas, logo ao lado. A pequena vila de pescadores abriga poucos hotéis e pousadas, da mesma forma que também são poucas as casas na região, várias delas ali mesmo, coladinhas à areia
Praia da Lagoinha no inverno.
RESERVA DO ARVOREDO Reserva Biológica do Arvoredo está situada na costa catarinense , 11 km ao Norte de Florianópolis é formada pela Ilha da Galés , Calhau de São Pedro , Ilha Deserta e a Ilha do Arvoredo que dá nome e delimita 8o Sul da Reserva. Além dos citados no parágrafo à cima, encontram-se dentro da Reserva o Ilhote das Galés, pequena ilha alguns metros a leste da Galés , Ilhotes do Arvoredo a leste da ilha principal, a Pedra do Boi à oeste do Portinho Norte do Arvoredo, Lage da Deserta que é uma porção rochosa submersa que se estende ao Norte da Ilha Deserta e a Pedra Nocceti localizada 2 milhas à sudeste da Galés em uma profundidade de 10 metros. Criada através do Decreto Federal n 99.142/90, a Reserva contém um importante sítio arqueológico formado por sepultamentos característiscos da ocupação humana há 4000 anos. O naufrágio do cargueiro Lili em 1958 na Ilha da Galés representa uma marca mais recente da presença humana. Por ser o encontro das correntes Tropical e Subtropical , que banham todo litoral brasileiro, é possível encontrar exemplares da Fauna típicos de águas quentes e também animais característicos de regiões frias como : Lobos-marinhos , Pingüins e Baleias Franca. A Ilha do Arvoredo é a maior de todas da Reserva, com 270 hectáres cobertos de Mata Atlântica . Na face Sul funciona um farol construído no século 19 e uma base do Ibama que controla a pesca e fiscaliza a Ilha 24 horas por dia . O desembarque só é permitido com autorização do Ibama. Devido a sua distância da costa , as águas do Arvoredo encontram-se quase sempre translúcidas com uma visibilidade extraordinária . Várias operadoras de mergulho da região realizam saídas freqüentes para Ilha , onde a caça submarina é proibida mas é possível avistar e fotografar várias as espécies de peixes como; Xaréu , Mero ,Garoupa , Olho de Boi, Peixe Morcego e muitos invertebrados , Crustáceos e corais diversos. Como o vento predominante é o Nordeste , a face Sul proporciona um bom ancoradouro com fundo de areia em torno dos 15 metros de profundidade.
A Praia de Ponta das Canas é o balneário final da orla marítima que formam as praias de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, no sentido Norte. Praia pequena que atrai grande numero de turistas no verão. Principalmente pela tranqüilidade que oferece é escolhido por famílias com crianças pequenas. Balneário muito seguro com estrutura urbana pequena. O centrinho é formado apenas por um par de quarteirões. Possui uma pequena avenida à beira mar de aprox 200 metros. A largura de sua praia é variável, mais sempre próxima da Igreja matriz. Existem algumas opções de hospedagem tradicionais, e muitas casas de praia para aluguel de temporada oferecidas pelos nativos do bairro. A Praia da Ponta das Canas, tem início na Ponta da Lagoa e se estende até o final da Ponta das Canas, quando tem início a Praia da Cachoeira. É uma praia calma, águas claras e areia fina, com fundo do mar descendo em suave declive. A temperatura da água é agradável, e todo o conjunto oferece atrativos para lazer e recreio, principalmente para crianças . O mar não tem repuxo e praticamente é uma lagoa pela tranqüilidade de suas águas . Situa-se entre o alto mar e o mar de baía, aliás a Baía Norte da Ilha de Santa Catarina pode ter como marco a ponta das Canas, e, por isso, pode ser considerada geograficamente como praia de mar interno e manso. A área inteira de Ponta das Canas sofre o processo de erosão provocado pelas correntes marinhas e por isso a praia é carregada lentamente, necessitando de estudos e execução de obras para reduzir o impacto do fenômeno. A largura da faixa de areia é variável ano a ano . No entanto nas ultimas temporada houve uma extensão muito boa da faixa de areia , favorecendo aos turistas que a escolheram.
Costão da praia de Ponta das canas, com pequena Prainha é muito frequentada por pescadores e surfistas.
Prainha em Ponta das canas no costão e com chegada através de pequena trilha pela mata.
Ponta das canas
Manguezal em Ponta das canas com estuário e com canal para o mar. Local com muitas aves marinhas, crustáceos e peixes. Árvores de mangue, com parte de areal e de lodaçal. Este lugar é ótimo para passarinheiros (fotografias e visualização de aves).
Aves no manguezal de Ponta das canas.
Aves no manguezal.
Praia de Ponta das canas. Divisa com manguezal.
Aves no estuário em Ponta das canas.

Commentaar