Moving time  2 uur 30 minuten

Uitgevoerd maart 2020

3,4
6,8

nabij Oliveira de Frades, Viseu (Portugal)

Um percurso que inicia no centro da vila de Oliveira de Frades, mas a maior parte percorre aldeias da freguesia de São Vicente de Laões.
Iniciamos junto à antiga Igreja Matriz de Oliveira de Frades, subimos para o lugar da devesa e daqui atravessamos a estrada principal junto à Escola Secundária até chegar à ribeira de Varzielas, no lugar do Alveirô aqui, deixamos o alcatrão, viramos à direita e entramos em caminho de terra batida a subir e que nos leva até à estrada de ligação à povoação de Cajadães, ao chegar a estrada seguimos para a aldeia, viramos à esquerda e passamos pela capela local, junto a este local optamos por seguir o caminho Santiago de Oliveira de Frades e que segue para lugar de Postaneiros, aldeia com uma ou duas casa habitadas e onde se encontra uma antiga calçada romana ainda muito bem preservado, o caminho romano segue para a aldeia de Santiaguinho, e termina junto à capela local, nesta aldeia viramos à direita e sempre pela caminho de Santiago seguimos agora para a Sernadinha, este caminho agrícola pode ter alguma água, o trilho em terre e pedra termina junto à estrada de alcatrão, já na povoação da Sernadinha e tem inicio o caminho de Santiago de Oliveira de Frades.
Agora é seguir à esquerda na direção da Sernada, caminho sempre em alcatrão até chegar à povoação, ao chegar à aldeia, viramos à direita e descemos para o lugar do Fojo, onde passa a antiga linha dos caminhos de ferro do Vale do Vouga, agora desativada e que no futuro será uma Ecopista, neste local, vira-se à esquerda e seguimos agora nesta antiga linha na direção da povoação de Bandonagens, sempre pela linha e antes de chegar à aldeia da Corredoura deixamos a linha, viramos à direita e por caminho por entre terrenos agrícolas seguimos para a freguesia de Souto de Lafões, ao chegar a esta freguesia entramos no caminho em paralelo a subir e que nos leva até ao monte de Santa Barbara, onde se encontra uma capela e que tem uma vista fabulosa sobre o Vale do Rio Vouga.
Agora foi descer o monte entrar na estrada de alcatrão que nos leva até ao centro da vila de Oliveira de Frades, passamos por algumas ruas desta vila até terminar junto ao centro histórico e onde iniciamos este pequeno percurso à volta de Oliveira de Frades.
Percurso sem qualquer sinalização.