Tijd  één dag 23 uur 18 minuten

Coördinaten 4396

Geüpload 5 januari 2016

Uitgevoerd december 2015

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
580 m
-12 m
0
8,2
16
32,99 km

12628 maal bekeken, 362 maal gedownload

nabij Parati Mirim, Rio de Janeiro (Brazil)

Rota Tradicional com início no Pouso da Cajaíba e término em Laranjeiras-Oratório. Contempla ida à Cachoeira do Saco Bravo, cujo início se dá na Praia de Ponta Negra. O trecho entre Martin de Sá e Cairuçu segue pelo Costão, que é uma rota mais tranquila que aquela que segue mais à oeste e que tem um desnível maior.

É uma rota clássica do montanhismo brasileiro, portanto, indispensável. No modo tradicional, a Travessia é feita em 3 dias e permite curtição das várias praias do costão, além de possibilitar uma caminhada tranquila e sem correrias.

Para iniciar a Travessia é necessário percorrer a Baia de Paraty através de barco, partindo do Cais de Parati (ou das marinas da região); ou então, partindo do distrito de Parati Mirim e cruzando a entrada do Saco de Mamanguá. Dependendo do local de partida e do tipo de barco utilizado, a viagem pode durar de 30 minutos a até 2h30.

Assim, devido a viagem inicial de barco, caminha-se pouco no primeiro dia, indo da Praia do Pouso da Cajaíba à Praia de Martin de Sá. É um trecho tranquilo, com um leve aclive e declive, com trilha bem marcada e em sua maioria sombreada. Em Martin de Sá há o Camping do Seu Maneco, que comercializa PF e café da manhã.

O segundo dia vai da Praia de Martin de Sá até a Praia de Ponta Negra. É o trecho mais extenso e considerado o mais extenuante da Travessia, pois há um desnível de aproximadamente 560 metros do Morro da Berta e caminha-se longo trecho entre mata atlântica, onde o calor e a umidade são sufocantes. Além disso, há algumas bifurcações pela trilha que requer atenção. Um recanto especial do segundo dia é a Praia do Cairuçu das Pedras, que é pequena mas belíssima. Juntamente ao Cairuçu há o pequeno camping do Seu Aprígio, que é irmão do Seu Maneco de Martin de Sá. Em Ponta Negra há alguns bares e restaurantes, bem como alguns camping. Eu gosto e recomendo o Camping do Ismael, que é pequeno e mais tranquilo.

Já o terceiro e último dia vai da Praia da Ponta Negra até a Vila do Oratório. É um trecho tranquilo e bem marcado, alternando leves aclives e declives. De rara beleza, inicialmente percorre as praias desertas de Antiguinhos, Antigos e a conhecida Praia do Sono, que possui infra de bares, restaurantes e camping diversos. Após a Praia do Sono e já na reta final, é um misto de trilha com degraus e até corrimãos e depois uma estradinha até Laranjeiras-Oratório.

Já a ida à Cachoeira do Saco Bravo é feita sob trilha bem marcada entre mata por 90% do trecho. Logo no início há um grande aclive, seguido por outros aclives e declives menores. A Cachoeira não é grande, porém a sua localização é pitoresca, com quedas que morrem diretamente no Atlântico. São 3 quedas, sendo que após a do meio forma-se um bom poço no estilo borda infinita. É um lugar que vale visitar. Pouco antes de chegar na Saco Bravo, observe à sua esquerda: verá entre matas uma bonita queda no mesmo curso da Saco Bravo, em especial no verão quando o volume de água é maior.

Importante: Não há nenhum trecho técnico pelo trajeto e as trilhas são bem marcadas e atualmente bem sinalizadas. Porém, o fator que torna essa pernada mais exigente é a umidade elevada. Isto suga as forças ao extremo!
Recomendo a leitura de relatos do trecho no Blog Chico Trekking para melhor compreensão do trajeto.

Bekijk meer external

H2OpodeSecarInverno
H2O posmartin
Casa - passar rente
Laranjeiras Fim
H2O subida Berta
H2OPodeSecarInverno
TocaOn$a
casebre
IsmaelCamping
H2OPodeSecarInverno
Saco Bravo
Galhetas
Ponta Negra
FinalVanCondominio
PraiaSono
Pouso Caja$ba
Bifur Sumaca
Martin de S$
Cairu$u
PraiaAntigos
Alto Berta
antiguinhos

10 commentaren

  • Foto van Mateusrezende

    Mateusrezende 8-jan-2016

    Cada dia mais completo seus tracks. Obrigado meu amigo.

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 8-jan-2016

    O Mateus, que bom vê-lo por aqui.
    A gente se esforça, mesmo que a rota não seja novidade, não é mesmo?
    Eu quem agradeço e fico torcendo pra que você descarregue aquelas suas centenas de rotas aí pra gente ok? Eheheheh
    Abração

  • Foto van PABLO GOMES

    PABLO GOMES 31-okt-2018

    Mais uma vez Chico venho agradecer por suas orientações e, compartilhamento de seu conhecimento!
    Referência do Trekking e montanhismo nacional!! Muito obg! tmj!

  • digão_ 31-jan-2019

    Ik heb deze route gevolgd  geverifieerd  Bekijk in detail

    gps muito bem feito e rico em informações. fiz apenas a seção da vila oratório até a cachoeira do saco bravo. considero que seja difícil pelas subidas e descidas fortes do saco bravo, da vila oratório até ponta negra é bem tranquilo. lugares simplesmente maravilhosos! valeu, chico!

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 1-feb-2019

    AôÔ Digão,
    Muito grato pelo feedback meu caro.
    Essa é uma região linda, surpreendente a cada curva!
    Tudo de bom e belo pra Ti, abraços!

  • Foto van Leonardo Bispo

    Leonardo Bispo 25-feb-2019

    Bom dia,
    vou fazer essa travessia no próximo carnaval, no modo mais simples e sem a cachoeira do saco bravo , a principio.

    É muito perigoso ir sozinho? Tenho costume, a parte física e de orientação não me preocupa, a questão são possíveis animais...

    Valeu

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 26-feb-2019

    Oi Leonardo,
    Desconheço qualquer relato de ataque de animais selvagens a pessoas nessa rota da Travessia da Ponta da Juatinga. Quanto a isso pode ficar tranquilo!
    Muitos falam de onça e tal... Rapaz, se você ver uma onça sinta-se privilegiado, é muito raro isto eheheh... São animais com hábitos noturnos, a última coisa que querem é caçar gente eheheh
    A atenção que nunca será demais é em relação a serpentes: há cobras na ponta da Juatinga, em especial jararacas. Já vi muitas; é ambiente delas. Esteja sempre atento, principalmente quando for sentar pra descansar ou ao colocar as mãos em algum ponto. Use bastão de caminhada, é sempre útil!
    NO mais boa sorte, dará tudo certo. Conte depois como foi ok?
    Abraços

  • Foto van Leonardo Bispo

    Leonardo Bispo 26-feb-2019

    Valeu..
    Mas meu grande receio são as serpentes mesmo. Podem estar camufladas e como vou sozinho o barulho e a vibração do terreno é menor. E sozinho não terei socorro.
    Mas irei, minha turma não quer fazer a travessia, eles vão ficar na praia do Sono descansando.
    Conto sim, usarei seu track , sempre são muito bons.
    Obrigado

  • Foto van Leonardo Bispo

    Leonardo Bispo 6-mrt-2019

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Em dois pontos o trajeto mudou um pouco por conta da vegetação, mas nada que atrapalhe pois fica muito nítido, e logo em frente as trilhas se juntam. Fiz sozinho e segui esse track, tudo deu certo. Obrigado Francisco Chico Trekking...

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 12-mrt-2019

    Ei Leo,
    Que bom ter notícias e saber que correu tudo bem. Espero tenha curtido a pernada; creio eu muito mais que a galera que permaneceu somente no Sono. A Juatinga vale a visita.
    E sim, com o passar do tempo algumas pequenas modificações podem ocorrer, mas não desviar tanto. Por isso o seu retorno é importante, mostrando que a marcação ainda tem serventia. Muito grato por tudo, abraços