Tijd in beweging  29 dagen 5 uren 38 minuten

• Informatie

• Gemakkelijk te volgen

• Omgeving

in de buurt Mogi das Cruzes, São Paulo (Brazil)

1 Trecho: Mogi x Guararema x Santa Branca (Distância Percorrida: 29,41 + 21,00 = 50,41 km)

Geralmente costuma-se percorrer esse trecho em 2 dias, pernoitando em Guararema e iniciando a jornada até Santa Branca no dia seguinte, porém, meu amigo e eu fomos bem doidos e estabelecemos caminhar até Santa Branca, fazendo uma parada em Guararema apenas para almoçar. Chegamos ao nosso destino após o anoitecer, e concluímos a Rota da Luz em 6 dias, saindo numa segunda-feira de manhã e retornando á cidade de Sampa no sábado de tarde.

Neste percurso inicial vale ressaltar que só foi possível pegar o passaporte em Sabaúna, pois o ponto de apoio ao peregrino na estação de Estudantes já não existe mais. Também não recomendo baixar o App Caminha São Paulo, pois o aplicativo não é nada eficiente e trava nos momentos em que mais se precisa dele.
Toda a Rota em si é sinalizada por placas, salve alguns trechos que realmente falta uma indicação clara do caminho a se seguir, e aqui eu fiz a minha parte de demarcar.

2 Trecho: Santa Branca x Paraibuna (Distância Percorrida: 41,29 km)

Dia longo de caminhada! Iniciamos mais uma jornada saindo do centro urbano e seguindo em direção a represa.
Esse trecho entre os dois municípios é bastante deserto, sem pontos de apoio, apenas uns bancos destinados aos romeiros situados em locais bem esporádicos e nada estratégicos. Demarquei aqui uma bica d'água, que deve ser levada muito em consideração, porque depois não se acha mais nada pelo caminho. Trajeto bastante exposto, pouquíssimas sombras e alguns pontos muito mal sinalizados.

Hospedagem na Pousada Vila de Luca, que possui um serviço muito bom, acomodações excelentes e num preço muito justo.

3 Trecho: Paraibuna x Redenção da Serra (Distância Percorrida: 34,39 km)

Um dos trechos mais bonito da jornada, com vista privilegiada da represa de Paraibuna. Altimetria um pouco acentuada!
Na altura do km 16 - bem na metade do caminho - tem o Bar da Dona Maria, onde fui recebida com muita amabilidade, pessoas muito acolhedoras, lugar excelente para uma pausa. O estabelecimento da Dona Maria é o último comércio local, então aproveite para abastecer caso seja necessário, porque após ele, só haverá estrada de terra batida, muito sobe e desce contornando a represa e algumas residências esporádicas.

Não é todo trecho do caminho que está bem sinalizado, e aqui eu demarquei por precaução. Algumas partes do trajeto também não tem calçamento, recomendo atenção.
Pernoitamos na Pousada Paraíso - afastada da rota - mas, que muito indico de coração, pois a Dona Marlene é ma-ra-vi-lho-sa! Tivemos toda a assistência que precisávamos, e fomos mimados além da conta.

4 Trecho: Redenção x Taubaté (Distância Percorrida: 29,98 km)

Se no trajeto anterior o destaque era as águas, esse de certo que contempla as alturas, a imensidão, é o trecho de maior altimetria de toda a rota. E isso significa, portanto, caminho bem puxado, com aclives intermináveis e descidas que parecem não acabar nunca. Destaquei aqui as mais exigentes, e o Morro do Batman, a primeira (e mais famosa) das 3 grandes subidas, certeza que é a mais difícil.
Exposição total aos elementos, salvo algumas poucas partes que contempla sombra. Existe um ponto de parada da dona Cida que vale a pena conhecer.

Fomos resgatados em frente a APAE pela Francisca do hotel Estrela do Vale, e o trajeto que ela faz da APAE até o hotel desvia um pouco do caminho oficial da rota, pois pega a rodovia. Demarquei aqui essa mudança. No caminho atual deve seguir pela Estr. de Itapecerica de Baixo.

>>> No dia seguinte, dando prosseguimento ao caminho, erroneamente peguei a Rod. Presid Dutra, mas recomendo seguir pela avenida paralela a ela, a Dom Pedro Primeiro.

5 Trecho: Taubaté x Pinda (Distância Percorrida: 24,71 km)

Trecho plano, onde de início se percorre mais de 10 km, aproximadamente, em vias urbanas, e só após adentrar á esquerda numa bifurcação é que se tem acesso a um cenário mais campestre, ccom pastagens e rebanhos. Percorremos assim a Estrada Municipal do Pinhão, e fizemos uma parada no Restaurante do Paizão, excelente local para descanso, onde fomos cordialmente recebidos. Completamos o percurso pela Estrada Municipal e passamos pelo túnel que atravessa a Rodovia Pres. Dutra. A partir daqui, voltamos a andar pelo asfalto e a paisagem gradativamente voltou a ficar mais urbanizada e monótona.
Hospedagem na Pousada Hotel 4 Milhas, cujas acomodações são bem cuidadas e amplas, contendo uma grande área gramada, redes e piscina. A de se considerar que fica localizada a pouco mais de 30 km do destino final.

6 Trecho: Pinda x Aparecida (Distância Percorrida: 37,03 km)

Asfalto durante todo o percurso! Cenário variando entre urbano e campos vastos. Exposição total, e sem nenhum ponto de apoio oficial.
>> Num dado ponto meu celular reiniciou e o Wikiloc ficou sem registrar direito a parte final do caminho, mas de nada atrapalha a navegação, só não computou corretamente a quilometragem total do trajeto.

RECOMENDAÇÕES –

- Kit de primeiros socorros, principalmente com itens para cuidados com os pés;
- Bastão de caminhada ou cajado são imprescindíveis;
- Camiseta de manga comprida (para se proteger do sol escaldante);
- Chapéu de aba larga, calçado confortável e muitos pares de meias.

Obs – Quilometragem aqui percorrida, não condiz com a que consta no passaporte, andamos muito mais que 200 km. Inclusive, nova quilometragem da rota e demais sistemas serão modificados logo em breve.
Park

Ponto de Apoio

Totalmente abandonado!

Fim do Trecho de Subida Desgramenta

Única mais acentuada de todo esse primeiro trecho de Mogi á Santa Branca. Visual compensa!

Apoio

Estação de Guararema

Rivier

Rio Paraíba Do Sul

Portal Guararema - Divisa

Bar do Fim do Mundo

Pousada Santa Branca

Não recomendo, mas por enquanto não tem outra =p
Religieuze plek

Vista da Represa

DIREITAAA

Farmácia

Parada para reabastecer kit de primeiros socorros

Pousada Paraíso - Redenção da Serra

Monumento Abolição

Redenção da Serra foi a primeiro município paulista a libertar seus escravos em 10 de fevereiro de 1888.

Morro Do Batman

Subida que não acaba nunca!

Subida

Dona Cida e Michele

Ponto de Parada!

Subida

Descida por Toda Vida

Risico

Subida Sem Acostamento

Caminhada segue por asfalto, trecho bastante perigoso. Carros em alta velocidade.

APAE

Local onde fomos resgatados. Ao lado print do meu mapa no google maps, onde o que está pontilhado é o caminho seguido até o Hotel Estrela do Vale, e o que está traçado de azul, é o caminho oficial da Rota.

Pousada Estrela do Vale - Taubaté

Bem razoável.

Jacques Félix

Homenagem a um assassino bandeirante

ESQUERDAAA

Já estávamos passando direito, não lembro se tinha placa informando. Acho que não tinha. Ponto de referencia é o Boteco 51

Rotatória - DIREITAAA

Pousada Hostel 4 Milhas - Pinda

Moreira César - Distrito Pindamonhangaba

Placa Informativa - Faltam 17 km

Até a cidade é claro. Até a basílica, roda aí mais alguns km's.
Religieuze plek

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

8 opmerkingen

• Foto van Wilson Simoes Todos Amigos

Wilson Simoes Todos Amigos 4-dec-2020

Muito bom , parabéns pela descrição da rota e pelo registro.
    Rota da Luz é sensacional.

Ariane GS 4-dec-2020

Obrigada pelo feedback Wilson! \o/
    A Rota da Luz é sensacional mesmo, valeu muito a pena a empreitada!

Bons caminhos!

• Foto van machadotrilha

machadotrilha 5-dec-2020

Ik heb deze route gevolgd  geverifieerd  Bekijk in detail

Top mais tem que estar preparado fisicamente mais é topppp

Ariane GS 8-dec-2020

Físico, psicológico, preparo é fundamental. E não abra mão de uma boa logística.

• Foto van Pé na Terra Ecoturismo

Pé na Terra Ecoturismo 27-jan-2021

Maravilhosa

Ariane GS 27-jan-2021

Essa rota é maravilhosa mesmo! Já quero fazer outra! =D

• Foto van Renata_Picu

Renata_Picu 19-mrt-2021

Vc já deve ter batido o record dos chineses kkk

Ariane GS 24-mrt-2021

Não entendi foi é nada! hahahahahah