Coördinaten 3058

Geüpload 24 juni 2017

Uitgevoerd juni 2017

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
1.395 m
748 m
0
7,8
16
31,17 km

2912 maal bekeken, 108 maal gedownload

nabij Barão de Cocais, Minas Gerais (Brazil)

As Serras da Cambota e do Garimpo estão localizadas no município de Barão de Cocais; na porção sul do Espinhaço Mineiro. Trata-se de uma área de transição, apresentando formações de campos rupestres e de altitude em sua parte superior e recortes de viçosa mata atlântica em suas encostas. É uma região de rara beleza, permitindo bonitos visuais de toda a região que engloba desde a Serra do Curral, Serra da Piedade e até o Caraça. É recortada por uma série de antigas trilhas oriundas da criação de gado, que permitem percorrer praticamente toda a extensão das serras.

O Trekking se desenvolve predominantemente no sentido Sul-Norte-Sudeste, formando um V invertido. Parte das proximidades de Barão de Cocais, se dirigindo em aclive à Serra de Cambotas. Já no platô interior predominam pequenos aclives e declives. Na sua parte final, passa pelas influências da Serra do Garimpo; prosseguindo em declive pelas imediações do Córrego do Una, o principal curso d’água que brota no interior da serra e que formará o Complexo das Cachoeiras de Cocais, um dos recantos mais bonitos e singelos de toda aquela região. Aproximando do Complexo, a trilha percorre trechos rodeados de mata atlântica, e novamente campos rupestres.

Com aproximadamente 25 km de extensão, é um trekking indicado não só para experientes; mas também como oportunidade para primeiras experiências em caminhadas mais longas ou pernoites no estilo natural. Pode ser realizada em 1 ou 2 dias. Para realização em 2 dias, o recomendável é acampar no estilo natural nas proximidades do afluente do Ribeirão do Una, cerca de 1h acima do Complexo de Cachoeiras. Além do visual aberto e amplo, outros principais atrativos da rota são as cachoeiras do Complexo de Cocais, que incluem as quedas do Chiado, Lajeado, Leão e Cocais.

Importante informar que, nas proximidades de Barão de Cocais e da estradinha de terra que segue para Caeté há a bonita Cachoeira de Cambotas. Já pros lados do Distrito de Cocais, nas influências do Córrego Una e pouco abaixo do Complexo de Cachoeiras de Cocais há o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, um atrativo a mais na região e que pode ser incluído na caminhada, conforme desejo do praticante. Há ainda o histórico Distrito de Cocais, que preserva alguns casarões e Igrejas que valem a pena ser visitados.

Resumo:
► Trilhas e Trajeto: Predomina o sentido Sul-Norte-Sudeste. Sombreamento em aproximadamente 15% do trajeto. Trecho inicial por estradinha de terra em bom estado que liga Barão de Cocais a Caeté. A trilha tem início na estrada e sobe até os Mirantes da Serra de Cambotas. No interior do sistema, há aclives e declives, com trilhas bem marcadas. Há diversas saídas que podem confundir, entretanto, sabendo a direção isto é minimizado, pois é praticamente possível visualizar todo o sistema. Em sua parte final, região de influência da Serra do Garimpo a rot acompanha o Ribeirão do Una; onde predominam declives. No Complexo de Cachoeiras recomenda atenção, pois há degraus e trechos em lajes; porém em momento algum é necessário uso de equipamentos especiais.

► Logística de Acesso: Como em toda Travessia, a logística de acesso-regresso costuma ser a parte mais complicada para o caminhante; pois quase sempre se tratam de pequenas localidades em que transporte público é escasso ou simplesmente não existe. Dependendo do dia e horário, essa situação muitas vezes exige a contratação de serviços de táxi ou então combinado com amigos; ou então restando a alternativa de se fazer longos trechos à pé por estradinhas vicinais. Portanto, avalie bem antes de realizar a travessia para não correr riscos de ter que ficar mais um dia no mato sem ter se programado para isto! Já para quem ir-retornar de automóvel, as estradinhas de terra encontram em bom estado.

► Reserva para Travessia: Para a Travessia não é necessário reserva; desde que não passe pelo Complexo de Cachoeiras de Cocais. Caso contrário, se desejar passar pelo Complexo de Cachoeiras de Cocais é necessário comunicar com o proprietário do lugar (Sr. Oliveira), solicitar autorização e confirmar a data, principalmente se a realização for em dia de semana. Há cobrança pelo acesso. Mantenha contato com o proprietário para confirmar o valor quando da sua visita.

► Camping: No alto da serra não há camping; restando a alternativa de acampamento natural. Já no Complexo de Cachoeiras de Cocais há camping com boa estrutura (Sr. Oliveira). Há comércio de bebidas e alguns salgados no lugar; porém o ponto comercial somente funciona em fins de semana.

► Água: Há alguns pontos de água pela rota, não sendo necessário transportar grandes quantidades. Mas no tempo da seca algumas fontes desaparecem; então nesses períodos fique atento e abasteça sempre em carga máxima. Fontes perenes estão no (1) Rego d'água logo no início da trilha, poucos metros abaixo da Estrada Barão de Cocais a Caeté; (2) Ainda na parte da subida para Cambotas, pouco acima do primeiro ponto; (3) no interior da serra, após a descida da Serra da Cambota; (4) Na descida em direção ao Complexo de Cachoeiras de Cocais; em afluente do Ribeirão do Una e no próprio Ribeirão do Una.
Fique atento e use sempre purificador!

► Exposição ao Sol: Intensa, pois há pouca sombra pela rota. Use protetor solar.

► Tempo de realização: O melhor período para realização dessa travessia é de abril a setembro; que é a época mais seca na região. Porém é quando as águas das cachoeiras estão mais geladas. Em dois dias seria o formato para se caminhar com calma e curtir os atrativos sem pressa. Mas é possível realização em apenas 1 dia; pois toda a rota perfaz aproximadamente 25 km; podendo ser reduzida optando pelo atalho na região da linha de transmissão/alta tensão; ou mesmo em pontos anteriores.

► Segurança: É uma travessia que permite diversas rotas de escape. Na região de Cambotas basta retornar para Barão de Cocais pela mesma trilha/estrada de início. No interior do sistema há pelo menos 3 opções de trilhas que podem encurtar a rota.
Há sinal de telefonia celular em alguns pontos da rota; em especial no alto da serra.
Ambientes naturais abrigam insetos e animais peçonhentos. Isto é natural e normal. Portanto ao manusear suas roupas e equipamentos verifique com atenção e rigor se não há presença desses animais ou insetos; evitando acidentes.
Waypoint

DIREITA Trilha Morro Antenas

DIREITAVaiparaAntenas
Waypoint

Até Aqui Cheg Carro. Início. Trilha à Direita

InicioEstradaCaete
Waypoint

H2O Boa: Abasteça

AguaBoaAbasteça
Waypoint

Portaria: Complexo Cachoeiras Cocais e Camping

CachuCocaisAcessoButecoCamping
Waypoint

Barão de Cocais: Centro

BaraoCocaisCentro
Waypoint

H2O Abasteça. Próxima água somente após descida de Cambotas

AguaÚltima
Waypoint

H2O Pouca: Seca no Inverno

AguaPoucaSecaInverno
Waypoint

ATENÇãO: Cruzar Cerca e Entrar Trilha à Esquerda

ATENÇAOesqTRILHAcapoeira
Waypoint

Prefira à Esquerda

TomarEsquerda
Waypoint

Cerca e Tronqueira: Chegada interior

TronqueiraBaixa
Waypoint

Serra de Cambotas: Mirante 1

CambotasMirador1
Waypoint

Mirador Oeste à Esquerda

MiradorCambotasEsquerda
Waypoint

Tomar Esquerda. Direita Escape 1

TomarEsquDireitaEscape1
Waypoint

TronqueiraCascalho

Tronqueira
Waypoint

Tomar à Esquerda

SairEsquerda
Waypoint

Tomar a Direita

TomarDireita
Waypoint

H2O e Sombra

AguaSombra
Waypoint

Seguir Esquerda: Atlho. Direita Escape 2

IrEsquerdaDireitaEscape2
Waypoint

Cerca Velha. À frente H2O: Abasteça

AguaCercaVelhaAbasteça
Waypoint

Cerca Caida. Campo à Frente

CercaCaidaCampoFrente
Waypoint

Tomar Esquerda. Erosão e Escape 3 à Direita

ErosaoTomarEsqEscape3
Waypoint

Alta Tensão 1

AltaTensao1
Waypoint

Crista do Morro Norte

Crista
Waypoint

Cume da Crista. Direita Morro Norte

Cume
Waypoint

Saída discreta à direita rumo ao Paredão

SaidaDirParedão
Waypoint

Tomar Trilha à Direita

TomarDireita
Waypoint

Portaria Sítio Arqueológico da Pedra Pintada

PedraPintada
Waypoint

Matriz do Rosário no Distrito de Cocais

MatrizRosario
Waypoint

BIFURCAÇÃO: Esquerda para Complexo de Cachoeiras

BIFURCACAOCachuEsquerda
Waypoint

Cachoeira de COCAIS

CachuCOCAIS
Waypoint

Matinha

Waypoint

Capoeira

Waypoint

Trecho Úmido. Logo à frente Tomar ESQUERDA

UmidoFrenteSairEsquerda
Waypoint

Alta Tensão 2

AltaTensao2
Waypoint

Saída da Matinha. Esquerda outra margem Sítio-Casa

SaiMatinhaCasaEsquerOutroLado
Waypoint

Cerca Velha Aberta

CercaVelhaAberta
Waypoint

H2O Riacho

AguaRiacho
Waypoint

Mirante Das Cachus

MiranteDasCachus
Waypoint

Curral Velho à Direita

CurralVelhoDireita
Waypoint

Estradinha: Seguir à Direita

EstradinhaDescerDireita
Waypoint

Cachoeira do Leão

LEAO
Waypoint

Seguir Reto

SeguirReto
Waypoint

Laguinho à Esquerda

LaguinhoEsquerda
Waypoint

Ponte de Terra: Cruzar Ribeirão

PonteTerraCruzaRio
Waypoint

Acesso à Crista

AcessoCrista
Waypoint

Trilha discreta à Esquerda

SaidaEsquerda
Waypoint

Cuidado: Arame Farpado

CuidadoArame
Waypoint

Cachoeira do Chiado

CachuPrimeira
Waypoint

Acampamento: Boa área

OpçãoCamp

10 commentaren

  • Foto van britofd

    britofd 29-jun-2017

    Grande Chico!
    Obrigado por me apresentar mais um novo trekking, já entrou na lista de prioridades...rs

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 3-jul-2017

    Fala Brito, tudo em paz?
    Pois vá mesmo, creio que curtirá bastante!
    Abração, obrigado pelo comentário, bons ventos pra Ti.

  • danielsduarte 5-jul-2017

    detalhadíssimo trekking!
    favoritado!
    Valeu, Chico!

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 12-jul-2017

    Valeu Daniel,
    Saudades de prosear contigo!
    Esse lugarzinho é bacanudo e de fácil logística heim? Vá e creio que gostará!
    Abraços

  • Foto van Rafael Tcheba

    Rafael Tcheba 7-jan-2018

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    A trilha é ótima para iniciantes no mundo do trekking que, como eu, buscam um treinamento para travessias mais difíceis. Aconselho a ir sempre em grupo.

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 8-jan-2018

    Obrigado pelo feedback e pela observação precisa Rafael.
    Bons treinos e boas pernadas pra Ti. Abraço

  • Foto van Rafael Tcheba

    Rafael Tcheba 15-jan-2018

    Chico, fiz esse trekking novamente com algumas adaptações (regressei a Barão de Cocais). Inclusive utilizei seu texto original como base, alterando algumas informações segundo os nomes mais utilizados em nossa cidade e adicionando um material de mídia (vídeos e fotos) interessante pra quem quiser realizá-la. Caso se interesse, o link está aqui (https://www.wikiloc.com/hiking-trails/travessia-da-serra-do-garimpo-via-complexo-de-cachoeiras-de-cocais-22050506). Abraços!

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 30-jan-2018

    Ei Rafael, tudo bem contigo?
    Visitei o seu track e gostei muito. Aprendi mais sobre a região e seus acréscimos-correções são de muita valia. Se permite, vou editar o Blog e acrescentar as informações dos nomes locais, pois dou muita importância a isto. Afinal, nada mais preciso que as dicas de um nativo.
    Fico muito grato pela sua colaboração e gentileza!

    Um abraço, bons ventos pra nós!

  • phil ratton 6-okt-2019

    Ik heb deze route gevolgd  Bekijk in detail

    Eu sou iniciante, por isso achei dificil. Nada impossível, foi incrivel a travessia. A rota foi ótima, deu tudo certo. Acampamos na área perto do riacho, excelente. Vistas e cachoeira espetaculares. Valeu Chico!

  • Foto van Francisco Chico Trekking

    Francisco Chico Trekking 8-okt-2019

    Fala Phil
    Que bom esteve no trecho, é uma bela região. E realmente para quem está iniciando pode ser difícil, não pela trilha em si, mas pelo esforço continuado por horas seguidas. Mais umas duas ou três pernadas em sequência e verás como ficarás afiado eheheh...
    Muito obrigado pelo feedback, bons ventos pra Ti. Abraços