Moving time  4 uur 12 minuten

Tijd  7 uur 38 minuten

Coördinaten 3080

Geüpload 22 juni 2019

Uitgevoerd juni 2019

-
-
1.252 m
629 m
0
4,4
8,8
17,65 km

126 maal bekeken, 7 maal gedownload

nabij Santo Anjo, Santa Catarina (Brazil)

Trilha até a formação conhecida como "Soldados de Sebold", que são quatro pilastras de arenito, em cima de um morro, à encosta da Serra Geral catarinense, na cidade de Alfredo Wagner. Não é obrigatório ser conduzido por um guia, porém é preciso ter uma autorização - o que explico na parte final do texto.

Esta região é interessante porque pode ser considerada, junto com o município de Bom Retiro, o começo da serra geral na sua face Norte. Aqui aparecem os primeiros paredões de basalto com platôs de campos de altitudes, que seguem em sentido Sul até a serra gaúcha. A trilha dos "soldados" vai à base de um grupo destes paredões.

Pra chegar ao início da trilha não tem muito mistério. Basta entrar na cidade - cortada pela BR-282 - e seguir pela principal estrada de terra, que atravessa as áreas rurais. Pra quem sobe de Florianópolis, o caminho está à esquerda da BR, na entrada de Alfredo Wagner. Esta estrada rural aparece naturalmente quando a cidade fica pra trás. São 16.3 km de estrada. Ao fim, é preciso atravessar uma ponte em direção a uma plantação de eucaliptos e virar à direita. Você sairá direto na propriedade utilizada como base para veículos (ponto inicial deste tracklog). Em 06/2019, o preço cobrado era R$ 10,00 para deixar o carro. A caminhada começa ali.

A trilha se divide em duas: 1) caminhada por estrada aberta, até a área de camping; 2) subida do morro até a base dos "soldados".

1) Nesta etapa, a progressão é rápida, cruzando uma estrada de pedregulhos. Há um trecho em aclive e uma trilha curta à esquerda, fugindo da estrada. Esta trilha conduz até outra estrada aberta, sobre um platô. Quando chegar nesta segunda estrada, você dará de cara com a serra geral e os "soldados" lá no fundo - o que será uma bela surpresa. A caminhada segue por um banhado e volta à estrada aberta, até a área de camping. Detalhe importante: quem possui veículo 4x4 pode pular esta etapa, seguindo desde o estacionamento pela estrada aberta (sem passar pela trilha intermediária) até o camping.

2) Na área de camping, os paredões e os "soldados" estarão à sua frente. A caminhada é livre sobre colinas de pastos. Se quiser pegar leve, curta a vista e termine a aventura aqui. Se quiser mais aventura, experimente subir o morro dos "Soldados".
É preciso ter atenção ao início da trilha, que não é muito bem demarcado - recomendo manter o olho no GPS. Uma vez encontrada, a trilha é autoguiável - porém não é moleza. Primeiro, é preciso se segurar em galhos e troncos. Depois, segure em raízes, folhas, ou no que conseguir, até achar a próxima corda. Por fim, escale caminhando como um quadrúpede. Nas três etapas, muito cuidado pra não sair deslizando "cuesta abajo".
No alto, há uma pedra com vista panorâmica, mas ainda não acabou. Tente subir mais um pouco, escalar uma rocha com a ajuda de uma corda e tocar em um dos "soldados". A vista, lá em cima, é tão alucinante quanto lá de baixo.

Neste tracklog, eu também dei um "pulinho" em uma outra trilha, aberta recentemente, que sobe ao Campo dos Padres. Mas esta seria uma aventura para uma travessia.

O trecho 1 é longo, porém é fácil. O segundo trecho tem aclive forte, subidas em cordas e exige muita atenção. Trilha moderada (ou difícil, para quem não tem experiência em escalaminhadas).

Sobre a autorização, está tudo explicado no link abaixo. Eu imprimi antes de viajar, entreguei e peguei a taxa no restaurante no dia anterior (fica aberto até 18h). Portanto, é razoavelmente fácil: https://casalnamontanha.com.br/autorizacao-soldados-do-sebold/
foto

Começo

foto

Porteira - passar pelo lado

foto

Rio

foto

Esquerda

foto

Portão

foto

Vista

foto

Subida

foto

Vista dos soldados

foto

Vista

foto

Trilha para a base

Commentaar