Moving time  7 uur 18 minuten

Tijd  14 uur 15 minuten

Coördinaten 4239

Geüpload 19 maart 2018

Uitgevoerd maart 2018

-
-
2.217 m
1.032 m
0
6,0
12
24,09 km

491 maal bekeken, 48 maal gedownload

nabij Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia Petrópolis-Teresópolis em 1 dia. A trilha começa na portaria da PNSO, em Petrópolis, na Estrada do Bonfim. Como para a travessia em 1 dia é necessário entrar muito cedo, antes da abertura do Parque, é interessante levar o voucher impresso. A subida até o abrigo do Açu é longa, com uma ascensão de mais de 1000 metros, com a maior parte do trecho embaixo de sol. Demora-se de 3 ou mais, dependendo do preparo físico. Tem ponto de água no Ajax. No abrigo do Açu tem banheiro e água.
Seguindo na trilha, a travessia até o abrigo quatro (Sino), tem uma distância de aproximadamente 7,5 km num sobe e desce constante e, se der sorte de pegar um dia de sol, por uma paisagem deslumbrante, onde podemos avistar o Garrafão, Dedo de Deus, Escalavrado e outros monumentos naturais. Os trechos mais críticos são:
- descida do Morro do Dinossauro, bastante íngreme, numa rocha bastante aderente quando seco, mas molhado, é necessário tomar muito cuidado;
- subida para o Morro do Elevador, que se dá por via ferrata, por uns 40 m.
- a descida no vale antes da trilha que leva ao Cavalinho, uma descida por uma pedra, que pode exigir muito cuidado e se possível, segurança com corda, para aqueles menos ousados.
- cavalinho, uma série de subidas em rocha, com exposição, que é interessante fazer segurança com cordas.
Após esses trechos, o resto da trilha é tranquila. Se for cedo, pode-se subir à Pedra do Sino, antes de chegar ao abrigo quatro. É recomendável que se comece a descida, a partir do abrigo quatro até a portaria de Teresópolis, ainda com luz do dia, pois apesar de não ter trechos de descida íngreme, é muito longa, aproximadamente 11 km até a barragem, num zigue-zaque que não termina nunca. É aconselhável o descer a maior parte sem o uso de lanternas. Da Barragem até a portaria do PNSO, em Teresópolis, são mais 3 km, por uma estradinha interna do parque, com passagem de carros.
foto

Pedra do queijo

foto

Ajax

Ponto de água
foto

Final da Isabeloca

foto

Mirante Graças a Deus

foto

Abrigo do Açu

foto

Morro do Marco

foto

Bifurcação para Portais de Hércules

foto

Morro da Luva

foto

Vista do elevador

foto

Morro do Elevador

Após a subida pelo elevador
foto

Mirante

foto

Vale das Antas

foto

Baleia

foto

Final do cavalinho

foto

Entroncamento para a pedra do sino

Com vista para Três Picos
foto

Abrigo quatro

Commentaar