-
-
1.417 m
406 m
0
30
60
120,65 km

27 maal bekeken, 2 maal gedownload

nabij São João, Bahia (Brazil)

Travessia Completa do Vale do Pati - Feita solo porém com ampla pesquisa do local, munido de todas coordenadas e equipamentos necessário para diversas situações.

Duração de 6 dias. - Tempo total mostrado no GPS corresponde ao total de dias, de movimento considere aproximadamente 6 a 8 horas de caminhada, ritmo é bem pessoal a travessia é linda a última coisa a se fazer é ter presa para realiza-la.
Ao todo tempo se passa por grandes morros, vales em horizontes, riachos, quedas de águas pequenas e grandes, vários mirantes, abismos, grutas e cavernas. Se ver um cenário sendo criado a todo passo que mais no lembra cenas cinematográficas de hollywood, porém não, aquilo tudo é obra da ação natural lapidada durante mais de 1 bilhão de anos. Existe uma vegetação muito diferenciada no local, não teve um dia se quer que não dava para se sentir dentro do filme do Avatar. A cultura local é recheada de segredos e histórias, a travessia completa é pouco frequentada, encontra-se pessoas nos pontos mais "conhecidos", ao se aproximar mais para dentro do coração do Pati nota-se uma região mais fechada, os caminhos começam a se adentrar para dentro de uma floresta, junto um clima diferenciado do restante do vale na parte de cima, nessa época ainda se encontrava bastante úmido e variando no decorrer da tarde, o original clima Tropical.
O Pati é mais que uma travessia, é indescritível, somente se consegue ter uma dimensão de tudo realizando essa aventura, é uma aula de ensinamentos atravessar essa região e enxergar uma natureza tão viva como aquela.

A Trilha começa próximo ao Morro do Paí Inácio, se inicia bem na beira da BR 242. Nesse ponto já se considere no 2º Dia, a travessia em si foi feita em 5 dias, o primeiro foram as boas vindas lá de cima do Paí Inácio, o que valeu apena de mais, de cima do Morro você já consegue ter a dimensão de boa parte da chapada, e no outro lado já consegue ver todo começo da travessia que irá ser realizada, a visão do vale plano entrando por entre os paredões já se cria uma imaginação grande da aventura que aquilo ia ser.

Resumo das distâncias:

1º Dia - Morro Paí Inácio - +-6km
2º Dia - Morro Pái Inácio a Vila do Capão - +-24km
3º Dia - Vila do Capão a Igreijinha - +-33km
4º Dia - Igreijinha para Cachoeirão P/ CIMA + Agnaldo +-24km
5º Dia - Agnaldo para Castelo + Gruta + Dona Lina - +-12km
6º Dia - Dona Lina para Andarí via Ladeira do Império - +-15km
+ 6 Km que foram percorrido dentro dos pontos marco da travessia.

Resumo do trajeto por pontos:

Morro do Paí Inácio/Águas Claras/Morrão/Vila do Capão/Gerais das Vieiras/Quebra Bunda/Plâto do Rio Preto/Mirante do Pati/Igreijinha/Cachoeirão por Cima/Casa do Agnaldo/Castelo/Gruta do Castelo/Dona Linda/Cachoeirão por Baixo/Ladeira do Império/Andaraí

Equipamentos principais:

-GPS Garmin - Foi fundamental, dentro do Pati e fácil se perder.
-Cargueira Guerreira Tilhas e Rumos 50l + 10l
Dá para ir com bem menos peso, fui com cerca de 15kg para acampar , da para utilizar o quarto dos Patizeiros, (O que eu indico, tanto para rendimento como para descansar melhor). Os patizeiros são super receptivos, após gerações de suas famílias viverem do Garimpo e Plantações de Feijão, a cerca de 20 anos eles fazem parte dos pontos de apoio para receber aventureiros da travessia do vale, hoje sustentando todo abastecimento local e a vida das famílias que vivem no seu interior. ! Fiz acampando por escolha e também levei o que eu precisava para me manter bem caso precisa-se, se eu voltar, será bem mais leve).

Da para incluir a Cachoeira da Fumaça por cima no 2º DIA , porém se atenta a chegada ao Capão, o horário permitido de subida é até ás 13:00hrs, é o único ponto que tem restrição na região, eu cheguei no local ás 14:00hrs não conseguir subir, porém também não fiquei frustado, estava cansado e o que passou durante o dia anterior já me deixou empolgado demais.

O terceiro dia da Vila do Capão para Igreijinha existe uma estra

Commentaar