Tijd  5 uur 18 minuten

Coördinaten 1214

Geüpload 17 november 2015

Uitgevoerd november 2015

  • Score

     
  • Informatie

     
  • Gemakkelijk te volgen

     
  • Omgeving

     
-
-
1.728 m
1.423 m
0
3,5
7,0
14,05 km

6259 maal bekeken, 373 maal gedownload

nabij Manteigas, Guarda (Portugal)

Iniciamos o percurso junto ao restaurante do Vale do Rossim. O local funciona como espaço de recreio e lazer nos meses de Verão. A barragem do Vale do Rossim serve as centrais da EDP e inunda uma área de 371.000m2. O dia estava solarengo e convidava ao passeio, contornamos a albufeira no sentido dos ponteiros do relógio, como estava com pouca água, seguimos pelo seu areal em direção ao Vale das Éguas e daqui sem qualquer dificuldade até à Nave da Mestra onde fizemos a pausa para almoço seguida de uma curta sesta debaixo do magnífico sol.

A Nave da Mestra, é um daqueles locais fantásticos existentes no maciço central do PNSE. Situada a cerca de 1650m de altitude, num local isolado da Serra da Estrela e apenas acessível a pé, a Nave da Mestra é um vale glaciar dominado por um colossal bloco granítico, conhecido também pela fenda que o atravessa (talisca da mestra). Apaixonado pelo local, um juiz de Manteigas mandou construir na base do grande bloco granítico, em 1910, uma pequena casa de férias. A sua construção foi concretizada pela mão-de-obra vinda de Manteigas em cima de mulas por um caminho que ainda hoje existe, ajudada por macacos hidráulicos utilizados para levantar as gigantes pedras, incluindo aquela que faz de telhado à casa. Esta obra é comprovada pela inscrição que ainda se pode ler na construção principal por cima da porta, “Dr. J.Matos – Barca Hirminius – 1910”.

O regresso ao Vale do Rossim foi feito usando o trilho que nos leva em direção ao vértice geodésico das Penhas Douradas, passando pelo Curral do Martins. Ao longo do trilho podemos contemplar o Vale do Conde, as Penhas “Ângela” e “Rasa” e a lindíssima Lagoa do Vale do Rossim.

Percurso: Vale do Rossim – Vale das Éguas – Nave da Mestra – Curral do Martins – Vale do Conde – Fragões das Penhas – Vale do Rossim

3 commentaren